Uema participa da abertura do Fórum Nacional de Conselho e Ciência e Tecnologia

Por em 15 de junho de 2023

(Foto: Mateus Oliveira)

Durante três dias, São Luís sediará o Fórum Nacional CONSECTI & CONFAP, que reúne presidentes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), além de secretários estaduais de Ciência & Tecnologia e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), de agências federais e internacionais de fomento à CT&I e de embaixadas.

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi uma das instituições presentes na solenidade de abertura, realizada nesta quinta-feira (15), no auditório do Hotel Luzeiros. O objetivo do evento é promover a cooperação internacional e colocar em debate os temas de prioridade em relação à política científica e tecnológica no Brasil.

“Tudo que nós investimos é de fundamental importância para melhorar a ciência no Brasil e também a tecnologia nas universidades. O Maranhão tem um investimento grande na pesquisa, ao longo desse últimos anos, se nós compararmos a arrecadação estadual e o percentual que é investido na nossa pesquisa”, afirmou o reitor da Uema, Walter Canales.

(Foto: Rodrigo Ribeiro)

O fórum nacional é realizado por meio de uma ação conjunta entre o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão (SECTI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Ainda de acordo com o reitor da Uema, o evento é um espaço fundamental para promover debates que consigam impactar na melhora e avanço nas instituições de amparo à pesquisa. “É necessário que todos discutam profundamente como alcançar mais recursos para a pesquisa, não só em nosso Estado, mas como em todo o nosso país”, pontuou o reitor Walter Canales.

Por: Anne Cascaes / ASCOM UEMA