Uema sedia o I Festival de Minifoguetes do Nordeste


Por em 1 de junho de 2023



                         

A Universidade Estadual do Maranhão sedia o I Festival de Minifoguetes do Nordeste, que teve sua abertura formal realizada na noite desta quarta-feira (31) e seguirá até o dia 04 de junho. O evento de abertura aconteceu no Auditório do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), e contou com a presença de diversas Universidades do Nordeste e apresentações de Bumba Meu Boi aos convidados presentes. 

O festival busca promover o interesse e o conhecimento científico no campo da astronáutica e engenharia aeroespacial e conta com a parceria e colaboração da Associação Brasileira de Minifoguetes.

“O objetivo principal em estreitar laços com a Associação Brasileira de Minifoguetes é inserir a Uema no circuito de lançamento de minifoguetes, quando nos inserimos realizamos intercâmbio desses estudantes, hoje aqui temos jovens do Rio Grande do Norte, Ceará, e o intercâmbio de conhecimento é algo esplêndido de se proporcionar para os alunos da Uema, você gera uma movimentação na Universidade e é pra isso que ela serve”, comenta o Vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Paulo Catunda.

                           

O Vice-reitor reiterou a importância de desenvolver um dos pilares da Universidade dentro do festival, a extensão, e destacou o papel da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) em realizar ações que coloquem os conhecimentos os alunos da Uema para serem divididos com demais comunidades acadêmicas afora. 

“Quando fui pró-reitor de extensão nós sempre estávamos assinando documentos para que os alunos pudessem sair e participar de competições fora, com isso nós nos perguntamos: ‘Porque não trabalhamos para que esses eventos ocorram aqui, na nossa Universidade?’. Portanto, hoje é um dia muito feliz para nós porque a Uema é sede e é anfitriã logo da primeira edição do festival, é algo que vai ficar marcado na nossa história de forma positiva e engrandece entre os alunos o orgulho de ser Uema”, comenta o Vice-reitor. 

O evento contará com lançamentos de minifoguetes em diversas categorias, minicursos, palestras, além de exposições das equipes e ótimas oportunidades para conhecer projetos e trocar experiências. Nesta edição o Festival contará com 9 categorias, sendo 5 competitivas e 3 educacionais, além dos voos de demonstração que irão acontecer na Área de Operações, localizada na Ilha Race, em São Luís.

Para mim é um orgulho muito grande participar deste evento, desde que eu era aluna na Agronomia eu já ficava de olho nesses projetos especiais, você estudantes com uma maturidade muito grande para participar e competir em um evento de tamanha magnitude”, comenta a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra. 

“Nossa responsabilidade é mostrar a potencialidade da Uema, precisamos mostrar o quanto somos fortes em fazer pesquisa, em fazer ensino e também fazer extensão. E esses projetos especiais têm um cunho de extensão fortíssimo, ele leva o aluno a desenvolver processos formativos de competências e habilidades que são muito importantes para a vida profissional dele”, finaliza a pró-reitora.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens