“Marandu Day” reúne comunidade acadêmica em prol da inovação e do empreendedorismo


Por em 7 de julho de 2023



                                                               

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio da sua Agência de Inovação e Empreendedorismo, a Marandu, realizou ao longo desta quinta-feira (06) a primeira edição do “Marandu Day”, evento que celebra a capacidade criativa e a força produtiva da ciência e tecnologia de inovação e empreendedorismo da Uema no Campus Paulo VI.

O evento promove trocas e conexões em torno da inovação e do empreendedorismo e visa construir uma cultura empreendedora e inovadora na Universidade Estadual do Maranhão. O “Marandu Day” atuou como um convite para explorar as possibilidades de aplicação do conhecimento em prol da sociedade, incentivando a transformação de pesquisas em inovações tecnológicas e impulsionar iniciativas empreendedoras dentro da instituição.

                                                               

Durante o evento, o “Marandu Day” contou com painéis temáticos, onde foram discutidos políticas públicas para inovação e empreendedorismo, inovação corporativa, criatividade no processo de inovação e financiamento de startups e outras iniciativas empreendedoras. 

“Marandu criou este ecossistema para o empreendedorismo, porque, na verdade, a gente precisa cultivar o empreendedorismo na universidade, então esse espaço intimista que as pessoas podem conversar, essa dinâmica diferente onde não existe palestra, mas sim roda de conversa com debate já que no empreendedorismo as pessoas precisam ser incluídas, onde você cria um ambiente com uma praça de alimentação com foodtruck´s onde você pode ver o representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia conversando com estudantes interessados em empreender. Esses ambientes possibilitam a frutificação de ideias de uma maneira menos ‘quadrada’ e formal e mais tranquila onde ideias podem fluir com mais tranquilidade que é algo importante quando se trata de empreendedorismo, o qual é o que cultivamos aqui na Uema para que futuramente vire uma cultura no Maranhão”, comenta o vice-reitor da Uema, Paulo Catunda.

O painel de abertura das rodas de conversa contou com a presença dos painelistas Othon Bastos Filho, representando a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SECTI), Nordman Wall, presidente da FAPEMA, professor Walter Canales, reitor da Universidade Estadual do Maranhão e Ricardo Correia, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal.

                                                               

“Inicialmente a questão da inovação na década de noventa era vista como algo muito ligado a indústria, quando, na verdade, ao decorrer do tempo fomos percebendo que poderia estar presente em diversos seguimentos dentro mesmo da universidade, não apenas das engenharias e da área tecnológica, temos startups em todas as aéreas do conhecimento e o papel da Uema, como uma instituição de ensino superior é fundamental para que o sonho ou uma ideia de um estudante se torne um meio de empreender e futuramente contribuir significativamente com o seguimento no qual o estudante escolha estar presente”, comenta o reitor.

Aconteceram rodadas de pitches com startups, ou rodada de negócios, onde um representante de startup tem o seu momento de apresentar brevemente o que sua startup faz e quais são dos pontos em que ela se diferencia em relação ao empreendedorismo em uma instituição de ensino superior como a Universidade Estadual do Maranhão. 

Além de todo o ambiente empreendedor, o “Marandu Day” também contou com apresentações culturais como do Cacuriá do Candinho, Bumba Meu Boi da Pindoba e shows do cantor Roberto Ricci e da banda maranhense Mesa de Bar.

                                                                 

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens