Proetnos divulga resultado de processo seletivo 2023; veja a lista de aprovados

Por em 31 de julho de 2023

O Processo Seletivo Simplificado de Acesso ao Curso de Licenciatura em Educação Quilombola (Proetnos) divulgou, no dia 27 de julho, a relação dos candidatos classificados para as turmas que serão formadas nos municípios de Itapecuru Mirim e São Bento. Foram selecionados 30 alunos em cada um dos municípios.

Veja a lista de candidatos classificados clicando aqui

Puderam se inscrever no processo Seletivo os (as) quilombolas que tenham concluído o ensino médio ou equivalente até 2022, que pertençam a um quilombo devidamente reconhecido e sejam indicados (as) pelas lideranças de suas comunidades.

O curso ocorrerá na modalidade parcelada ou de alternância, com aulas às sextas-feiras e sábados, sempre nos campi em que serão oferecidos, compreendendo os tempos Comunidade e Universidade, no desenvolvimento de suas atividades. Objetiva formar e habilitar professores quilombolas em licenciatura, a fim de atender à demanda das respectivas comunidades, nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.

O PROETNOS é o Programa de Formação Docente para atender a Diversidade Étnica do Maranhão (PROETNOS) da UEMA, que foi criado para formar e qualificar professores para assumir os processos de escolarização nos territórios dos povos e comunidades tradicionais no Estado do Maranhão garantindo assim a autonomia desses territórios, uma vez que os professores a serem formados devem ser exclusivamente oriundos das suas comunidades e povos.