Colação de Grau em Balsas gradua cerca de 100 formandos

Por em 25 de agosto de 2023

Foi realizada na noite desta quinta-feira (24), a cerimônia de colação de grau no Campus Balsas. Cerca de 100 formandos receberam a outorga de grau durante a cerimônia. A outorga foi concedida aos formandos dos cursos de Administração Pública, Agronomia, Filosofia, Física, Geografia, Letras, Música e Pedagogia.

A pró-reitor de Graduação, Mônica Piccolo, que na oportunidade representou o reitor Walter Canales, destacou “essa cerimônia, sem sombra de dúvidas, vai ser um marco na vida de vocês. Hoje é aquele misto de, eu consegui chegar até aqui e agora a questão que se coloca é: o que eu vou fazer daqui para frente? Agora, de fato, é entrar no mercado de trabalho. Porém, hoje, ninguém tá repleto de certezas, temos mais dúvidas do que certezas. Mas o que posso dizer é sejam felizes, isso é o mais importante de tudo. Tenham orgulho da trajetória de vocês, tenham uma visão solidária do mundo, não percam a sensibilidade que o mundo ainda tanto precisa. Eu espero que a Uema tenha conseguido garantir para vocês uma boa formação”.

O formando Marlon da Silva Rego, do Curso de Agronomia, foi o orador oficial dos concludentes e pontuou: “Dessa vez não se finda mais um semestre, mais uma disciplina, mais um estágio, mais um projeto, mas sim, é chegada a tão sonhada graduação. Agora com esperança de grande sucesso, seguimos nessa nova etapa de nossas vidas, pois a caminhada apenas começou. Os sussurros que diziam, corra atrás, estude, siga em frente, não desista, você é capaz, foram como combustíveis que nos alimentou e nos estimulou para seguirmos firmes e possibilitaram que estivéssemos aqui hoje. Esse momento, com certeza, será marcado nas nossas vidas”.

Segundo a paraninfa, professora Leandra Matos Barrozo, do Curso de Agronomia, “nesta noite, está se encerrando mais uma etapa na vida de vocês e inicia-se outra, e tudo isso foi tão batalhado por vocês e hoje alcançam essa conquista. Vocês escolheram a Uema, Campus Balsas, para buscar o conhecimentos e tenho certeza de que não apenas adquiriam uma excelente educação, mas também cresceram como indivíduos. Essa universidade é um local de diversidade, onde culturas se entrelaçam e ideias se expandem. Isso os preparou nãos apenas para o mercado de trabalho, mas também para uma sociedade cada vez mais globalizada e interconectada. No entanto, lembrem-se que a educação é uma jornada contínua. A formatura não é o fim, mas sim o começo de uma nova fase em que vocês serão desafiados a aplicar o conhecimento adquirido de maneira significativa. O mundo lá fora está em constante mudança e vocês têm a responsabilidade de moldá-lo com sabedoria e empatia. Espero que prosperem nas suas carreiras e alcancem grandes realizações”.

Para a diretora do Campus Balsas, Maria Célia Dias de Castro, “o nosso sentimento é de alegria, pois aqui os vemos em um momento tão sublime. Hoje, estimados formandos vocês se despedem de uma fase especial, em suas vidas, a de universitário. Nessa caminhada, despedem-se de momentos marcantes, de uma casa que os acolheu e onde reina a ciência e o saber. Desejamos-lhes que todos os esforços e estudos sejam recompensados com a competência, honestidade e verdade na profissão escolhida, com respeito como profissionais honrados, prontos para servirem por um mundo mais justo. Que esse conhecimento contribua com um Maranhão muito maior, melhor e mais feliz”.

Ao final da cerimônia, como forma de destaque e reconhecimento pelo desempenho durante a graduação, a Uema torna pública a valorização do seu corpo discente e com isso, instituiu, por meio da resolução do Conselho Universitário, o título de Mérito Acadêmico. Este título é concedido aos alunos que alcançaram maior coeficiente de rendimento ao longo do seu curso de graduação.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico:

Agronomia Bacharelado: Geovanna Vicente Veloso de Araújo
Filosofia Licenciatura: Jerson Pereira Feitosa
Letras Licenciatura: Aline Oliveira da Silva
Música Licenciatura: Joelma de Sousa Silva
Pedagogia Licenciatura: Carliane Silva Martins e Maria da Consolação Costa Mesquista

Por: Karla Almeida
Fotos: Luis Paulo