Com turma 100% feminina, cerimônia marca entrega de diplomas do PROETNOS

Por em 22 de agosto de 2023

Nessa segunda-feira (21), foi realizada a entrega de diplomas para uma turma de egressos do PROETNOS, no Centro de Cultura Guajajara, na TI Ri Pindaré. Na ocasião, estiveram presentes todos os líderes das aldeias e a cerimônia foi celebrada na língua original e em português. Compuseram a mesa o cacique Pedro Guajajara, o líder Roberto da aldeia Januário, Raek líder da aldeia alto angelim, Marcia Regina Guajajara, gestora do Proetnos na TI Ri Pindaré, Francisco, líder da aldeia Pindaré, Professor Sérgio, Rhutiane Pereira, representante do Instituto Sociedade, População e Natureza: ISPN e a Pró-Reitora de Graduação, Monica Piccolo Almeida Chaves.

Durante a entrega dos diplomas, o hino brasileiro foi celebrado na língua original da TI Ri Pindaré. Na abertura, o líder da TI Rio Pindaré lembrou dois nomes de personagens que contribuíram na consolidação do curso de formação dos cursos de licenciatura intercultural promovida pelo Programa.

O Professor Sérgio, representando a coordenadora do PROETNOS, relembrou os obstáculos superados forma a primeira turma de licenciatura intercultural. Também houve um momento de agradecimento aos esforços de quem chegou até à diplomação. Salientou a missão da educação indígena que cabe aos novos licenciados.

A Pró-reitora de graduação, Monica Piccolo, reforçou a necessidade de os povos originários manterem a resiliência que lhes é tão cara e como uma característica nata, para avançarem a patamares ainda mais elevados no que refere à educação indígena. Que busquem na própria UEMA, caminhos que possibilitem novos níveis, colocando-se à disposição para futuros projetos.

Ainda durante sua fala, a Pró-Reitora ressaltou o papel da força das mulheres e chamou uma a uma para ser aplaudida individualmente por terem vencido essa etapa. Entre as 11 diplomadas, estava a Secretária Adjunta dos Direitos dos Povos Indígenas, Rosilene Guajajara.