Reitor da Uema é homenageado na AML durante solenidade do Bicentenário de Gonçalves Dias

Por em 11 de agosto de 2023

Foi realizada, na noite dessa quinta-feira (10), uma sessão solene na Academia Maranhense de Letras (AML), em homenagem aos 200 anos do nascimento do poeta maranhense Gonçalves Dias. Representando a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), esteve presente na solenidade o reitor da instituição, Walter Canales.

“A Uema sente-se lisonjeada em participar da homenagem feita ao poeta e escritor considerado ícone da cultura maranhense. A Uema tem muita relação com o evento por conta dos nossos vários cursos de Letras distribuídos em nossos campi no Maranhão. Cursos esses que cultuam a literária maranhense e destacam a importância de Gonçalves Dias”, afirmou o reitor Walter Canales.

Durante a solenidade, foram entregues medalhas em homenagens à personalidades que representam significativas contribuições à literatura do Estado do Maranhão. Representando o trabalho desenvolvido pela Uema, o reitor Walter Canales foi um dos homenageados da noite.

“A homenagem feita a mim por conta de representar a Universidade Estadual do Maranhão se deu por conta dessa parceria existente entre a Academia Maranhense de Letras e a Universidade Estadual do Maranhão, por meio de vários eventos, publicações de livros, palestras e uma série de questões relacionadas a cultura maranhense”, disse o reitor Walter Canales.

Sobre o bicentenário de Gonçalves Dias

O poeta, advogado, professor, jornalista e teatrólogo Gonçalves Dias nasceu no dia 10 de agosto de 1823, no sítio Boa Vista, em terras de Jatobá (a 14 léguas de Caxias, hoje pertencente à cidade emancipada com nome de Aldeias Altas) e morreu em 3 de novembro de 1864, aos 41 anos, vítima do naufrágio do navio Ville de Boulogne, no Maixio dos Atins, na Costa Maranhense.

Considerado o maior poeta da primeira geração romântica brasileira e embebido dos ideais românticos, escreveu poemas de caráter indianista e nacionalista, nos quais os indígenas e a floresta se manifestam como elementos centrais, conferindo caráter nacional à literatura brasileira.

Por: Anne Cascaes