Uema realiza colação de grau em Coroatá

Por em 24 de agosto de 2023

Foi realizada na noite desta quarta-feira (23), a cerimônia de colação de grau no Campus Coroatá. Cerca de 45 formandos receberam a outorga de grau durante a cerimônia. A outorga foi concedida aos formandos dos cursos de Administração Pública, Enfermagem, Matemática, Pedagogia e Tecnologia em Segurança do Trabalho.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche, que na oportunidade representou o reitor Walter Canales, destacou “para mim é uma honra representar a Universidade Estadual do Maranhão neste ato solene. Universidade que tornou-se cada vez mais protagonista em seu papel de formação de profissionais no Estado do Maranhão, quer seja por intermédio dos programas especiais de formação, ou pelo avanço do processo de interiorização dos campi de nossa Instituição. A vocês, formandos, desejo que o futuro de suas atuações profissionais expresse a formação que aqui receberam, os conhecimentos, os valores e o consequente compromisso com uma sociedade mais justa e desenvolvida, em sua dimensão humana. Uma sociedade que prime pelo respeito a coisa pública e que possibilite acesso mais igualitários as oportunidades de uma vida melhor. Lembrem-se que serão egressos, daqui a pouco, de uma Universidade Pública, e que terão, por obrigação moral, zelar pelo interesse público em suas vidas. Desejo que as experiências vividas na Uema tenham marcado, positivamente, e para sempre, a vida de vocês”.

A formanda Wibyanna Araújo da Silva, do Curso de Enfermagem, foi a oradora oficial dos concludentes e pontuou: “A educação é o grande sustentáculo no processo de formação e transformação da sociedade. Uma admirável formação acadêmica e profissional deve ser pautada no cuidado com o ser humano. Foram anos de dedicação, cada formando aqui, traz consigo um sentimento único, seja pela realização de um sonho ou pela busca da estabilidade financeira. Estamos aqui hoje para festejar o término de um importante ciclo que iniciamos há alguns anos. Que a partir de agora, mostremos ao mundo do que somos capazes, pois nossa jornada se inicia agora. E, é com uma enorme esperança de sucesso que finalizo minhas palavras”.

Segundo a paraninfa, professora Luciléia Souza da Graça, do Curso de Pedagogia, “após a conclusão do Curso é tempo de olhar para o mundo de forma diferente, acreditar em uma sociedade mais justa e humana voltada para uma educação que atinge a todos indistintamente. Lidar com as diferenças sem preconceito de cor, raça ou religião. É um momento de grande alegria, mas também de ansiedade e expectativas. Afinal, vocês concluíram mais uma etapa da vida de vocês. Essa vitória deve ser comemorada, pois é das lembranças que muitas vezes tiramos força para as próximas batalhas. Sentir medo é normal. As dúvidas surgirão, mas lembrem-se que vocês não precisam saber tudo sobre o oceano para nadar nele”.

Para a diretora do Campus Coroatá, Lílian Maria da Silva Gomes, “aqui estamos para comemorar o término de uma grande etapa na vida de vocês. Vocês são vencedores, desejo que tenham carreiras brilhantes. Mantenham-se simples, não se tornem arrogantes ou prepotentes. Lembrem-se, os carinhos que mais duram são aqueles criados com base na simplicidade e na honestidade. Reconheçam o valor dos outros, o sucesso geralmente é uma obra coletiva. Sejam gentis, aproveitem os bons exemplos e não tenham medo de superá-los, todos nós temos as nossas virtudes e defeitos. Vocês agora completam uma fase importante e se lançam para novas experiências desafiadoras. Sejam sempre criativos e não se assustem com os obstáculos, pois no meio de cada dificuldade sempre existe uma solução”.

Como forma de destaque e reconhecimento pelo desempenho durante a graduação, a Uema torna pública a valorização do seu corpo discente e com isso, instituiu, por meio da resolução do Conselho Universitário, o título de Mérito Acadêmico. Este título é concedido aos alunos que alcançaram maior coeficiente de rendimento ao longo do seu curso de graduação.

Lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico:

Administração Pública: Camila da Silva Franco
Enfermagem: Yuri Guilherme Melo Oliveira