Uema realiza colação de grau no Campus Colinas

Por em 22 de agosto de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, nessa segunda-feira (21), a cerimônia de outorga de grau do Campus Colinas para os alunos dos Cursos de Física, Geografia, Letras e Música.

O orador oficial da noite, o formando Raimundo Marcelo dos Santos Dias, do Curso de Letras, afirmou: “Foram anos de muita dedicação, esforço, muitos momentos de alegria e parceria, e também, choro, suor e lágrimas. Posso dizer que o resultado de tanta bravura e coragem é a profunda felicidade e emoção que preenche nossos corações por termos conseguido finalizar com êxito esta etapa fundamental em nossas vidas. Tenho certeza que este campus entrega para a sociedade, esta noite, profissionais plenamente habilitados para enfrentar todas as dificuldades presentes nos campos de atuação e, assim, construir bons resultados. Sem dúvidas, a Uema continuará cumprindo sua missão de produzir e difundir conhecimento”.

Segundo a paraninfa, professora Ana Valéria Lucena Lima Assunção, do Curso de Geografia, “tivemos momento difíceis, angustiantes, mas sempre tentando manter a tranquilidade, o respeito e a liberdade de expressão. Sabemos que essas condições são essenciais para que haja um debate franco de nossas ideias, e ao mesmo tempo, a formação de bons profissionais que vocês são. Com certeza, o objetivo foi alcançado. Vocês, além de terem se tornado profissionais dotados de conhecimento para assumir e honrar a profissão, são acima de tudo seres humanos de qualidade ímpar, e tenho certeza de que vocês lutaram, discordaram e aprenderam muito com suas diferenças. Essas ações que sempre farão parte da vida de cada um como exemplo de superação e crescimento profissional. Ao terminar esta etapa, cada um de vocês têm com plena consciência da sua missão, como profissional, como ser humano, como responsável para o desenvolvimento humano e social dos seus futuros alunos”.

A diretora do Campus Colinas, Cícera Borba, em seu discurso disse: “A formatura é a representação de uma conquista coletiva, da soma de esforços daqueles que sonharam, traçaram metas e aqui estão. É um ponto de chegada e um ponto de partida. Este momento, portanto, é a afirmação de que vocês são vencedores! É hora de partir para novos desafios e novas conquistas. Agora nossa maior aposta é que façam a diferença onde estiverem, como pessoas e como profissionais. A realização desta outorga de grau é a renovação do compromisso da Uema com a educação do Estado do Maranhão. Desejo a todos que novos caminhos sejam trilhados com bençãos, sabedoria e muita fé para realizar os futuros projetos”.

Segunda a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra, que na oportunidade representou o reitor Walter Canales, “queridos alunos, estamos vivendo aqui um grande momento, momento de dever cumprido. Podemos dizer que hoje estamos realizando um grandioso sonho. Sem dúvida, um momento tão especial como esse que não pode passar sem celebração, sem a exaltação da alegria. Mas também, não pode passar sem uma reflexão e meditação sobre seu significado. O sucesso profissional tem mais a ver com atitudes do que com circunstâncias. Não tenham medo de tentar, de recomeçar, de insistir. Voem alto, mergulhem fundo, encontrem o próprio caminho e não deixem nunca de estudar. A educação é a arma mais poderoso que vocês podem usar para mudar o mundo. Portanto, sejam bons profissionais, justos, afetuosos e tolerantes. Daqui, vocês partiram para conquistar o mundo. Enquanto isso, estaremos na Uema em busca de melhorar a cada dia, investindo cada vez mais nas formações dos nossos alunos”.

Como forma de destaque e reconhecimento pelo desempenho durante a graduação, a Uema torna pública a valorização do seu corpo discente e com isso, instituiu, por meio da resolução do Conselho Universitário, o título de Mérito Acadêmico. Este título é concedido aos alunos que alcançaram maior coeficiente de rendimento ao longo do seu curso de graduação.

Veja a lista dos formandos que receberam o Mérito Acadêmico:

Física Licenciatura: Francisco Diego de Aguiar Silva
Geografia Licenciatura: Ivanilde Alves de Araújo