Uema realiza colação de grau no Campus Grajaú

Por em 23 de agosto de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizou, nesta terça-feira (22), a cerimônia de outorga de grau do Campus Grajaú para os alunos dos Cursos de Administração Pública, Enfermagem, Geografia, Pedagogia e Música.

A oradora oficial da noite, a formanda Daniely da Silva Santana, do Curso de Administração Públicas, afirmou: “Não tenho dúvida dos desafios que cada um dos formandos enfrentou até que chegasse este dia, dos quais um incomum foi estudar em meio a uma pandemia, onde com certeza muitos ficaram pelo caminho, ou pensaram em desistir.  E porque não desistimos? Porque no convívio desses anos, além dos desafios e desânimos, de uma coisa tínhamos certeza, que estávamos aprendendo, e é isso que permanecerá nas nossas vidas: o conhecimento. E assim como tivemos essa oportunidade, que a UEMA possa dar continuidade a esta missão, oportunizando a outros o estudo superior, contribuindo dessa forma para um Maranhão mais digno e próspero”.

Segundo a paraninfa, professora Larissa Andrade da Silva Ramos, do Curso de Enfermagem, “não se chega aqui sem abdicação, sem noites em claro, sem dias corridos, sem aqueles dias que entendemos que precisamos recuar e aqueles dias que nos enchemos de confiança e saímos a luta, porque temos um propósito maior. Não posso afirmar, sob todas as vertentes, que a partir de agora vocês viverão apenas momentos de glória, é mais um começo, e assim como foi lá no primeiro semestre da faculdade, surgirá mil incógnitas, muitos receios, enfim, minha palavra, para vocês formandos, é de encorajamento, vocês são capazes, pois fizeram o investimento correto, investiram em conhecimento.”

A diretora do Campus Grajaú, Ana Rita Bezerra da Silva, em seu discurso disse: “Queridos formandos, registra-se hoje aqui, um acontecimento de grande relevância, muito especial e também inesquecível. Para muitos, consiste na realização de um sonho; para outros, além dessa realização, é a conquista de uma vitória, após tantos obstáculos. O grande desafio de vocês nesta nova caminhada será a capacidade de gerenciar as suas carreiras, de reconstruir o que precisa ser reconstruido, fazer escolhas sábias, respeitar os limites, além de plantar e colher resultados positivos. Não esqueçam de onde vieram. Tenham humildade por onde passarem. Sejam embaixadores da nossa Universidade Estadual do Maranhão. Onde quer que irão ou o que farão, vocês sempre serão filhos da Uema. Enfim, contribuam para o engrandecimento do nosso Estado”.

Segunda a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Ilka Serra, que na oportunidade representou o reitor Walter Canales, “sinto uma enorme emoção, e, por um simples motivo: de ver vidas transformadas por meio de um educação democrática e inclusiva. Assim, podemos dizer que chegamos ao final de um ciclo acadêmico, que envolve lembranças e vai deixar muitas saudades. Um novo mundo agora surge diante de vocês. O mundo do trabalho, cheio de expectativas e de responsabilidades. Vocês agora não são mais estudantes, são profissionais. E as possibilidades? Estas começarão a surgir a partir de agora, como profissionais, com o diploma da Universidade Estadual do Maranhão, em suas mãos. Gostaria de lembrar aqui, da imperiosa necessidade de continuarem estudando, pois é através da educação que vamos galgando patamares mais elevados em nossas vidas. Finalizo dizendo aos nossos ex-alunos e eternos profissionais formado na melhor Universidade do Estado do Maranhão, vocês são orgulhos para todos nós que fazemos a Uema”.

Por: Karla Almeida
Fotos: Luis Paulo