Uema realiza colação de grau no Campus Timon

Por em 18 de agosto de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou no final da tarde desta quinta-feira (17), a cerimônia de outorga de grau do Campus Timon, concedida para 102 concludentes dos cursos de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Administração Bacharelado, Pedagogia Licenciatura, Curso Superior em Tecnologia do Trabalho, e dos cursos de Geografia Licenciatura, Música Licenciatura e Pedagogia Licenciatura pelo Núcleo de Tecnologias para a Educação, UemaNet.

O Diretor do Campus Timon, o professor Vladimir Bezerra de Oliveira, em seu discurso destacou a necessidade de ousar como profissional no mercado de trabalho.

“A todos os formandos, lanço um desafio audacioso: ousem, inovem e perseverem em vossas jornadas profissionais. Mantenham sempre presente a importância da família, dos amigos e dos colegas, e busquem o descanso com a consciência tranquila após cada dia de trabalho. Hoje vocês partem rumo a novos horizontes e desafios. Antes de alçarem voo na busca dos vossos sonhos, permitam-me compartilhar uma última lição em nome desta estimada instituição que lhes acolheu. Estabeleçam metas audaciosas e modem não somente vossas próprias vidas, mas também o destino da nossa querida cidade, do nosso querido Brasil, e do mundo. Vossas ações, vossos comprometimentos, e vossos códigos de ética serão exemplo e forjarão vossa identidade profissional. Desejo a cada um de vocês sucesso retumbante em vossas jornadas futuras. Que Deus os abençoe abundantemente e que essa noite seja verdadeiramente inspiradora”, discursou o diretor.

A oradora oficial da noite, que representa todos os concludentes no palanque, a formanda Mônica Feitosa da Silva, do curso de Pedagogia, enfatizou: “A noite de hoje marcará para sempre nossas vidas, ela seja uma fase a qual passamos. Alguns por quatro anos, outros por mais tempo, mas, cada um, vivenciando a universidade e o curso de forma única Mesmo selando essa fase, gostaríamos de dizer que não é o final. É apenas um dos momentos mais especiais dentre outros que teremos na nossa vida profissional. O tempo passará e jamais nos esqueceremos de tudo que vivemos na Universidade Estadual do Maranhão nestes anos”, discursou.

Para o vice-reitor da Uema, o professor Paulo Catunda, o momento é de alegria e agradecimento por todos os obstáculos enfrentados.

“Hoje fizemos mais uma vez história na educação na cidade de Timon, e no Maranhão, de entregar à sociedade profissionais capacitados para o município e para o estado. Gostaria também de enfatizar a importância da ação da Universidade na educação do município, visto que neste ano nas duas entradas do nosso vestibular, o Paes 2023, mais de 70% dos nossos alunos são oriundos de escola pública, mostrando o quanto a Uema é uma força no Maranhão. Esses números nos mostram serem cerca de 70% de estudantes que optaram por uma universidade pública de qualidade por não ter condições de pagar por um ensino superior em uma instituição particular. O nosso pilar também trabalha a redução da desigualdade, quando falamos que somos uma “Universidade de todos os Maranhenses”, é porque somos uma universidade para quem é filho de lavradores, de zeladores, donas de casa, autônomos, essa é nossa luta diária, dar a oportunidade para essas pessoas de dar orgulho para sua família e honrar com o conhecimento adquirido na acadêmia, refletindo na sociedade em retorno”, comenta o vice-reitor.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho