Uema realiza colação de grau para 112 concludentes no Campus Caxias

Por em 17 de agosto de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), realizou na noite desta quarta-feira (16), a cerimônia de outorga de grau do Campus Caxias, que reuniu 112 concludentes, professores, gestores, e familiares em uma noite que celebrou a graduação de 12 cursos de graduação.

Os cursos que participaram da outorga no Campus Caxias foram: História Licenciatura, Geografia Licenciatura, Ciências Biológicas Licenciatura, Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua, Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas, Pedagogia Licenciatura, Química Licenciatura, Matemática Licenciatura, Ciências Sociais Licenciatura, Física Licenciatura, Ciências Naturais Licenciatura e dos cursos Filosofia Licenciatura, Geografia Licenciatura e Pedagogia Licenciatura pelo Núcleo de Tecnologias para a Educação (UemaNet).

Professora Valéria Cristina Soares Pinheiro, diretora do Campus Uema Caxias, reforçou em seu discurso a emoção de se estar concluindo uma etapa importante na carreira profissional de cada um dos concludentes.

“Estamos em um momento de intensa alegria, onde vemos, familiares, amigos, pais, esposas, esposos, namorados, avós reunidos para comemorar a conquista do ensino superior de alguém que é muito querido, porque vivenciaram as dificuldades e felicidades da trajetória para chegar até aqui. É um momento que a voz fica embargada e as palavras parecem ser insuficientes, porque nenhuma consegue traduzir a intensidade dos sentimentos que vivenciamos agora. Como se nesse momento o nosso corpo se transformasse em um local pequeno demais para comportar tanta emoção e precisássemos extravasar. Hoje vocês celebram a conquista de um sonho, a materialização do encerramento de uma etapa muito importante da vida de cada um de vocês que preenche de orgulho os corações de seus familiares, amigos e todos os docentes do Campus Uema Caxias”, comenta a diretora.

Para o agora ex-aluno Raimundo de Araújo, do curso de Ciências Naturais, o apoio da família é a peça chave para seu sucesso dentro e fora da Universidade.

“Minha história com a Uema começou em 2007 quando dei início no Curso de Matemática, mas não consegui conciliar o curso com a formação da minha família, já que na época tive que focar em trabalhar pelos meus três filhos. Mesmo que o motivo de ter parado o curso tenho sido pela minha família, o meu retorno a Uema só foi possível com o apoio deles, quando decidi focar no vestibular, quando durante as aulas tinha que ir direto do trabalho para a universidade, chegava cansado em casa eles sempre estavam comigo para me dar o apoio necessário para que eu pudesse estar aqui hoje”, comenta o concludente.

“Venho de uma família de lavradores, minha mãe é lavradora e tenho muito orgulho da minha origem, e uma das coisas que a minha mãe sempre diz é que para gente é humilde, nossa riqueza é o estudo, porque é Deus tira isso da gente, o resto tudo pode ir, mas o que a gente aprende e estuda ninguém pode tirar da gente, e é esse o ensinamento que quero passar para os meus filhos”, finaliza Raimundo.

Na turma de concludentes de Ciências Naturais, os colegas de classe do Raimundo de Araújo, Francisca Carolina e Francisco das Chagas Keoma, a amizade também é uma peça importante para uma trajetória de sucesso na Universidade.

“Foi de suma importância a união dos colegas nesse processo, porque no decorrer desses quatro anos, claro que temos dificuldades, défices, mas, ajudando mutualmente, a gente sempre consegue vencer, como, por exemplo, um seminário ou um colega está com dificuldades e a gente sempre estavam tentando se ajudar dando suporte assim como o corpo docente da Uema que sempre esteve presente para nos apoiar”, comenta Francisco.

“Nós sempre trabalhamos com empatia, sempre buscando auxiliar o próximo em cada uma das dificuldades, sempre tentávamos estar disponíveis um para o outro, o que um sabia, ensinava, o que outro não sabia parava para ouvir, sempre respeitando a dificuldade e limitação de cada um, já que uns trabalhavam, outros tinham família, outros moravam longe”, comenta Francisca Carolina.

O Vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, professor Paulo Catunda, reforçou em seu discurso a importância da força de vontade do estudante em estar sempre aproveitando ao máximo a instituição de ensino.

“Realizamos esta colação em uma semana de datas impor tates aqui na cidade de Caxias, com o bicentenário de Gonçalves Dias, que reflete aqui com essa quantidade cativante de pessoas que optaram pelo estudo como forma de progresso na vida. Passei seis anos como pró-reitor de extensão e assuntos estudantis e uma coisa que sempre me chamou atenção é que Caxias sempre liderava as bolsas de pesquisa e continua liderando, na extensão, nos projetos e isso mostra a vontade dos alunos e dos professores em aproveitar ao máximo que a Universidade tem para oferecer”.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho