Uema realizou a cerimônia de abertura da Pré-Jornada de Extensão Universitária

Por em 29 de agosto de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Coordenação de Extensão da Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Estudantis – PROEXAE, realizou, na noite de ontem (28), pela plataforma do Microsoft Teams, a cerimônia de abertura da Pré-Jornada de Extensão Universitária – JOEX.

O objetivo da Jornada é apresentar de forma parcial os resultados de aproximadamente 290 projetos de extensão desenvolvidos por bolsistas da Uema, em todas as áreas do conhecimento, contemplados nos editais: Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX); Programa Institucional de Desenvolvimento para a Primeira Infância (ACOLHER); Programa Extensão para Todos; Programa de Extensão Universitária Voluntária.

De acordo com o Coordenador de Extensão da Proexae, Thiago Anchieta de Melo, “um dos maiores prazeres que nós temos em trabalhar com extensão é a oportunidade de poder ver todo o potencial que temos em nossas mãos através dos projetos de extensão que estão sendo executados pelos nossos alunos e pelos professores na Uema. E ainda, ver o poder de transformações de vidas que esses projetos têm. É através da extensão, que a Universidade sai das suas paredes e nós fazemos o nosso papel enquanto Instituição de Ensino Superior para a mudança e melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

A Pró-Reitora da Proexae, Ilka Serra, destacou “o nosso intuito aqui, realizando a PRÉ-JOEX, é fazer com que o aluno se sinta inserido dentro de um dos programas mais importantes da Universidade, que é o Programa de Extensão. Se a gente considerar que a extensão é a promotora de políticas importantes, politicas essas de transformação, que vão para além de um processo formativo somente de ensino, podemos afirmar que a Uema está desenvolvendo um processo formativo melhor qualificado, pois o aluno está realizando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na Universidade”.

Para o Reitor da Uema, Walter Canales, a extensão faz com que, a partir de seus projetos, a Universidade esteja presente na sociedade. “A Universidade, por meio da extensão, não fica apenas dentro dos seus muros, chegamos à sociedade de uma forma mais rápida, mais visível, e assim, fazemos com que a Uema, por meio dos seus professores e alunos, dialogue com essa sociedade. Desejo a vocês, sucesso, não só aqui neste evento, como também no desenvolvimento da Jornada de cada um dentro da Uema, momento em que vocês estão amadurecendo e que estão convivendo com ensino, com a extensão e, outros também, com a pesquisa. E que possam amadurecer cada vez mais para tornarem-se profissionais de sucesso”, disse o Reitor da Uema, Walter Canales.

O evento acontecerá até a próxima sexta-feira (01) e a programação contará com as apresentações dos trabalhos de extensão, pelos alunos bolsistas, referentes aos resultados parciais dos projetos vinculados aos programas. As apresentações dos trabalhos de extensão serão em salas virtuais com apresentação oral dos slides. A PRÉ-JOEX apresentará as experiências e resultados com ações que promovem transformações e impactos positivos na sociedade maranhense.

Por: Karla Almeida