Acadêmicos de Enfermagem do Campus Caxias participam de ação com gestantes, em alusão ao Agosto Dourado

Por em 5 de setembro de 2023

No sábado, 2 de setembro, a direção do Curso de Enfermagem, juntamente com alunos da Liga Acadêmica de Educação e Saúde (LAES), residentes da equipe multiprofissional em Saúde da Família da UEMA Campus Caxias, realizaram, no Caxias Shopping Center, uma atividade educativa, denominada “Roda de conversa Espaço Nascer – ensinando, aprendendo e interagindo”, voltada para gestantes e familiares. A ação foi alusiva ao Agosto Dourado e teve o apoio da Loja Espaço Nascer.

A gerente da loja Espaço Nascer, Gilvania Siqueira, falou: “Estamos recebendo a professora Rosângela e a LAES para esse mini evento. Um trabalho de suma importância para as futuras mães e os alunos. É uma satisfação colaborar com esses momentos, pois é bom estarmos juntos buscando o mesmo objetivo, oferecer o melhor, a melhor informação”, destacou.

A professora Rosângela Almeida, diretora do Curso de Enfermagem, disse: “Muito importante poder contribuir neste momento tão importante na vida de cada gestante, as que já passaram pela gestação e vivem o momento prazeroso de amamentar. Agradeço a parceria da Espaço Nascer, da Liga Acadêmica, às nossas residentes. Estamos realizando uma atividade em alusão ao Agosto Dourado. Todo dia é dia de ensinar a amamentar. Muitas preocupações e dúvidas passam pela cabeça das gestantes, além das mudanças do corpo e as psicológicas. Precisamos orientar vocês a respeito da amamentação. Desejo a todas um bom pré-natal e um parto muito bom”, explicou.

Em seguida, as acadêmicas Jaqueline e Gabriela pediram que as pessoas se apresentassem. A pessoa se apresentava e dizia o nome da que havia se apresentado anteriormente, num jogo de memória.

Logo depois, a fisioterapeuta residente Jéssica convidou uma gestante para praticar exercícios sentada em uma bola suíça. A finalidade era fortalecer a musculatura do períneo, para quem pretende fazer o parto normal.

A enfermeira residente Laila falou sobre técnicas de amamentação: “A amamentação gera benefícios para a mãe e o bebê. Ela tem menos chance de desenvolver câncer de ovário e de mama e isso ajuda a mulher a voltar ao peso que tinha antes de engravidar. Auxilia o útero a voltar ao tamanho normal. Por isso mulheres que tem parto normal e amamentam de imediato têm risco menor de ter complicações no pós-parto, como hemorragia. A criança amamentada até os 6 meses apenas com leite vai crescer mais saudável, com sistema imune mais fortalecido. Infelizmente existem situações em que a mãe não consegue amamentar”, ressaltou.

Ela demonstrou, usando um boneco, maneiras de posicionar o bebê para facilitar a sucção, evitando que o seio não sofra lacerações. No caso do leite ficar muito espesso foram mostradas bombas de sucção.

Dando prosseguimento, placas com as palavras “mito” e “verdade” foram entregues aos presentes. Perguntas sobre gravidez e amamentação eram feitas a eles, que levantavam a placa caso achassem que a informação dita era verdadeira ou não. No final era dita a resposta certa.

A gerente gestora da loja Espaço Nascer, Gilvânia Siqueira, se manifestou: “Nossa loja é dedicada ao bebê. Hoje temos a honra e o prazer de realizar esse evento em parceria com a LAES e os acadêmicos da UEMA. Pôde-se tirar muitas dúvidas. As futuras mamães tiveram bastante participação, o que nos deixou muito satisfeitas. Falamos sobre amamentação, exercícios para facilitar o parto. Com essa parceria finalizamos com sucesso o evento, o que nos deixou felizes e realizados” ressaltou.

A professora Rosângela voltou a falar: “Foi um momento prazeroso, de descontração e muito aprendizado, em que nossos alunos, tanto os pertencentes à Liga Acadêmica quanto os residentes em Saúde da Família, na ocasião, enfermeiros, enfermeiras e fisioterapeuta, puderam explanar para as gestantes e familiares sobre os benefícios do aleitamento materno e ensinaram os exercícios de fortalecimento do períneo, com o objetivo de facilitar o procedimento para o parto normal”, detalhou.

Crislane Morais, uma das gestantes presentes, com 20 semanas de gestação do 2º filho, fez uso da palavra: “Hoje tive o prazer de participar desse evento sobre gestação e amamentação. Um momento importante, em que aprendemos como aderir ao que foi dito, principalmente na 1ª gestação”, finalizou.

Por: Emanuel Pereira