Acadêmicos de Enfermagem do Campus Caxias participam de evento internacional no Piauí e recebem premiação

Por em 12 de setembro de 2023

Entre os dias 8 e 10 de setembro de 2023 acadêmicos de Enfermagem da UEMA Campus Caxias participaram do COPISC 2023 – V Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba e IX Congresso Piauiense de Saúde Pública, realizado no Centro de Convenções do Hotel SESC Praia, em Luis Correia, litoral do estado do Piauí.

O Congresso Piauiense de Saúde Pública (COPISC) foi criado em 2011 e, em 2015, o evento foi incorporado pelo Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba. Desde a sua primeira edição o encontro tem atraído participantes de todas as regiões do Brasil, inclusive de outros países, com a participação de estudantes, pós-graduandos e profissionais das mais variadas áreas da saúde.

A diretora do Curso de Enfermagem, Profa. Rosângela Almeida, falou: “O COPISC 2023 marcou nosso reencontro presencial, visto que em 2021 e 2022 o evento foi realizado de forma online, devido aos impedimentos da pandemia de COVID-19. O congresso contribuiu para a qualificação do ensino na saúde de acadêmicos e pós-graduandos, para o fortalecimento das práticas profissionais nos serviços de saúde, além do incentivo à produção científica”, explicou.

A programação foi diversificada, englobando: Minicursos e oficinas; Tenda dos Encontros; atividades festivas, sociais e esportivas (piscina/ SESC Praia); lançamentos de livros; trabalhos científicos (comunicação oral virtual; oral presencial; pôster interativo; E-pôster e menções honrosas).

Alunos do Curso de Enfermagem, pertencentes ao Departamento de Ciências da Saúde, apresentaram trabalhos científicos, explanando pesquisas e relatos de experiências desenvolvidos e vividos por eles, com o apoio da UEMA Campus Caxias.

Na oportunidade, o trabalho intitulado “O Telenordeste como Ferramenta para a Integralidade do Cuidado Às Condições Crônicas na Atenção Primária à Saúde”, foi premiado com o título de menção honrosa na categoria de comunicação oral. A autoria foi de Alice de Castro Cruz Pimentel, Eyshila Marília Almeida Rocha, Amilton Diniz dos Santos, Jaynara Alves de Morais, Gleisiane Gaspar Leal de Vasconcelos, Andréia Nunes Almeida Oliveira e Rosângela Nunes Almeida. A orientadora foi a Profa. Dra. Rosângela Nunes Almeida.

A relatora do trabalho, Alice de Castro Cruz Pimentel, disse: “O congresso foi um espaço de muito diálogo e construção do conhecimento através das rodas de conversa, minicursos, oficinas, apresentação de trabalhos científicos e experiências vivenciadas por estudantes, no campo da Saúde Pública, que proporcionou múltiplos saberes. Agradeço imensamente à professora Rosângela Nunes Almeida, à enfermeira Andréia Nunes Almeida Oliveira, aos outros autores e à Universidade Estadual do Maranhão, Campus Caxias”, concluiu.

Por: Emanuel Pereira