Campus Timon sedia palestra com ex-secretário de Educação de Tocantins

Por em 18 de setembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu, no campus Timon, o lançamento do livro e a palestra sobre “Educação Integral: Políticas e gestão”, ministrada pelo escritor e professor Me. Danilo de Melo Souza.

O palestrante promoveu discussões a respeito do ensino integral, mostrando dados relevantes que comprovam que a modalidade integral de ensino pode ser essencial e um diferencial para o ensino brasileiro. A proposta de ensino exposta pelo professor traz aplicações de outros países como a Europa e a Oceania, que adotam o método de ensino integral com comprovações de que o rendimento dos estudantes se apresentou de maneira significativa.

Além disso, o professor Danilo compartilhou suas experiências de quando era Secretário de Educação do Estado de Tocantins, destacando que no estado as escolas integrais, juntamente com uma boa gestão, trouxeram bons resultados para a educação da região.

O palestrante enfatizou que o sistema educacional brasileiro se atrasa enquanto a educação de outros países evoluem, portanto, percebeu que uma das alternativas para a potencialização do ensino no Brasil, seria o sistema educacional em tempo integral, propondo atividades que possam instigar o senso crítico do aluno, para possa que evoluir, pensar e aprender.

Na oportunidade, após as discussões realizadas, o autor também sorteou livros aos estudantes do campus da Uema em Timon.
Por: Anne Cascaes