Estudante de mestrado da Uema defende dissertação que contribui para avanços na eficiência do judiciário maranhense

Por em 29 de setembro de 2023

Em virtude da celebração do acordo de cooperação técnica firmado entre a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), que tem como objetivo o desenvolvimento conjunto de projetos de pesquisa e criação de softwares voltados para aprimorar a eficiência e agilidade nos processos judiciais do Estado, o estudante de mestrado Marcos Januário da Silva realizou a apresentação de sua dissertação no Laboratório de Inovação Toada Lab, localizado no Fórum de São Luís, em uma sessão que mesclou a presença física e virtual.

Marcos Januário da Silva é membro de um grupo de pesquisadores dedicados ao estudo, pesquisa e desenvolvimento de soluções para os desafios enfrentados pelo sistema judiciário. O título de seu trabalho foi “Análise e Avaliação de Tarefas para o Pré-processamento em Mineração de Textos Jurídicos”, com orientação do Professor Antônio Fernando Lavareda Jacob Júnior e coorientação de Fábio Manoel França Lobato.

A banca examinadora contou com a participação do Professor Dr. Ewaldo Eder Carvalho Santana, do juiz Raniel Barbosa Nunes e do analista judiciário do TJMA, Francisco de Araújo Costa. O artigo recebeu aprovação no 12º Brazilian Conference on Intelligent Systems – 20º Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional.

Por: Anne Cascaes