Estudo de pesquisadores da Uema revela desafios na construção civil em escolas públicas de São Luís

Por em 25 de setembro de 2023

Um grupo de pesquisadores do curso de Engenharia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) conquistou a publicação de um artigo sobre patologias na construção de escolas públicas municipais em São Luís na Revista ft – Qualis B2. A publicação é resultado de um intenso estudo e pesquisa realizado pelos autores do artigo e representa, também, mais uma conquista para a Uema. Participaram da construção do artigo os pesquisadores Mariana Silva Pires, José Átila Matos e Solon Leite.

“A motivação de ter colaborado neste artigo foi para a gente fazer toda uma análise de como estão as escolas municipais, devido a importância que ela tem para para nossa sociedade. Então o objetivo foi ver e avaliar como é que essas escolas estão, se elas estão bem conservadas, e buscamos publicar este trabalho justamente para tornar as situações observadas visível às outras pessoas”, relatou o professor e pesquisador José Átila.

De acordo com os pesquisadores, conduzir pesquisas relacionadas às escolas de ensino público em São Luís é fundamental para o desenvolvimento da educação e, por consequência, para o progresso da sociedade como um todo, já que as escolas públicas desempenham um papel crucial na formação de crianças e jovens, muitas vezes atendendo comunidades carentes que dependem dessas instituições para acesso à educação de qualidade.

“A publicação da pesquisa permite a contribuição para a comunidade acadêmica, pois fornece informações importantes sobre um problema real vivenciado pelos estudantes e colaboradores das escolas públicas municipais de São Luís, e poderá servir para que órgãos estaduais avaliem os resultados e as soluções propostas, garantindo medidas que intervenham no cenário apresentado ao longo da pesquisa”, pontuou o pesquisador Solon Leite.

O pesquisador ressaltou, ainda, que a publicação deste trabalho é de suma importância para ampliar o reconhecimento após meses de dedicação para a pesquisa. “Com os resultados alcançados, pretende-se o reconhecimento e o enriquecimento da comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Maranhão, permitindo o compartilhamento do conhecimento no campo da construção civil e de prevenção de manifestações patológicas. Além de poder abrir portas para demais pesquisas nessa área, sendo de suma importância para minha carreira acadêmica”, pontuou.

Relevância para a sociedade

Existem várias razões pelas quais a pesquisa nesse contexto é valiosa. Entre elas, destaca-se a contribuição para a melhoria da qualidade da educação, já que a partir da pesquisa foi possível identificar desafios específicos enfrentados pelas escolas públicas em São Luís e até mesmo questões socioeconômicas dos alunos. Com base nesses dados, é possível desenvolver estratégias para melhorar a qualidade do ensino na capital maranhense.

Além disso, as pesquisas podem revelar disparidades no sistema educacional, destacando desigualdades que precisam ser abordadas. Isso é fundamental para garantir que todas as crianças, independentemente de sua origem socioeconômica, tenham acesso a uma educação de qualidade. Os resultados de pesquisas também podem servir como base para a formulação de políticas educacionais eficazes. Os tomadores de decisão podem utilizar esses dados para direcionar recursos e implementar reformas necessárias no sistema educacional.

Por: Anne Cascaes