Pesquisa sobre novo padrão brasileiro de TV Digital 3.0 é publicada em revista Qualis A1

Por em 6 de setembro de 2023

A pesquisadora egressa do Mestrado em Engenharia de Computação e Sistemas da Universidade Estadual do Maranhão, Amanda Beatriz Cunha dos Santos, juntamente com seu orientador Prof. Dr. Leonardo Henrique Gonsioroski, publicaram artigo no journal IEEE Transactions on Broadcasting, com Qualis A1, de acordo com a CAPES.

O artigo foi resultado de parte das pesquisas e estudos que estão sendo realizados para compor a tese de doutorado da pesquisadora Amanda Beatriz.

As medições foram realizadas no Rio de Janeiro, com equipamentos do Fórum do Sistema  Brasileiro de TV Digital (SBTVD) e com equipamentos as das universidades UFF e PUC-Rio.

O objetivo da pesquisa foi investigar o desempenho e a robustez da tecnologia japonesa ISDB-T Avançado, candidata ao padrão de camada física do projeto TV Digital 3.0, com o uso de diversas combinações de modulação e codificação, por meio de medidas de campo outdoor, em diferentes cenários e graus de urbanização.

O artigo analisa diversas combinações de códigos de verificação de paridade de baixa densidade (LDPC) com l modulacoes QPSK e 16QAM, para correção de erros de dados recebidos em receptores de TV Digital na próxima geração de sistemas de transmissão digital terrestre brasileiro.

“Os resultados dessa pesquisa esclarece características técnicas importantes na configuração de sistemas de TV Digital 3.0 no Brasil. A caracterização da camada física nas tecnologias de rádio comunicação são fundamentalmente importantes para seu perfeito funcionamento. Essas medições e estudos só foram possíveis devido a parceria com a UFF e a PUC-Rio, além do apoio da Engenharia da Rede Globo de Comunicações e do Fórum SBTVD”, disse o professor Leonardo Gonsioroski.

De acordo com Amanda, “os resultados dessa pesquisa serão muito importantes para a decisão final do Fórum SBTVD e do Ministério das Comunicações na hora de decidir e definir o novo padrão de TV Digital brasileiro a partir de 2024. Esses resultados também serão parte da minha tese de doutorado na PUC-Rio. É muito importante saber que meu estudo será eternizado como parte de uma tecnologia que será utilizada por milhões de brasileiros durante muitos anos”.

Acesse a publicação AQUI.

Por: Paula Lima