Pesquisadora da Uema é destaque na nova edição da Revista Inovação Fapema

Por em 6 de setembro de 2023

Os zooplânctons são animais microscópicos importantes para a natureza, pois além de serem fonte essencial de alimento para muitas espécies marinhas, ajudam a regular a quantidade de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. A compreensão das diferentes espécies de zooplânctons é essencial para o desenvolvimento de estratégias eficazes de conservação e gestão dos recursos marinhos.

Diante disso, a pesquisadora da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) Lígia Tchaicka desenvolveu, em seu trabalho de pós-doutorado, uma pesquisa que permite a detecção e identificação de organismos em ambientes aquáticos ou terrestres utilizando amostras de água, solo ou ar.

Sua pesquisa apresenta uma importante contribuição, pois abordou novas tecnologias que permitem estudos mais avançados da biodiversidade marinha.

Lígia Tchaicka é atualmente Coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet e especializou-se na técnica de coleta de DNA ambiental (eDNA), em seu pós-doutorado realizado na Universidade de Cambridge (Reino Unido), com o apoio da Fapema.

A pesquisadora atuou no Instituto de Conservação da Biodiversidade da Universidade Britânica, que conta com contribuições de pesquisadores, iniciativa privada e outras instituições voltadas à conservação da natureza. “Foi uma experiência muito interessante porque eu interagi com pesquisadores que trabalham com tecnologias muito avançadas e, assim, pude discutir novos temas e me atualizar das discussões,” disse Lígia Tchaicka.

Por: Karla Almeida