Uema participa da abertura da XV Conferência Brasileira Sobre Qualidade de Energia Elétrica

Por em 4 de setembro de 2023

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (04), a abertura da XV Conferência Brasileira Sobre Qualidade de Energia Elétrica (CBQEE 2023), o maior evento da América Latina sobre a Qualidade da Energia Elétrica, no Centro Pedagógico Paulo Freire da UFMA. O evento, que acontecerá até quarta-feira (06), foi organizado pela Sociedade Brasileira de Qualidade de Energia (SBQEE) em parceria com a Uema, Ufma, IFMA e CREA-MA.

A CBQEE é um evento de caráter científico, técnico e industrial, consolidando-se a cada edição bienal como o principal evento na área de Qualidade de Energia promovido pela SBQEE. Trata-se de uma conferência genuinamente brasileira, uma vez que já esteve sediada em todas as regiões do Brasil, sendo essa uma de suas principais características.

Na oportunidade, o presidente da SBQEE, José Starosta, destacou: “A CBQEE é um evento que agrega muito valor técnico e de networking entre os principais agentes de Qualidade de Energia do Brasil. A Conferência, que possui caráter científico, técnico e industrial, contará com plenárias que discutirá temas importantes, com a participação de profissionais renomados do setor, palestrantes nacionais e internacionais. Na ocasião, serão apresentados mais de 100 artigos técnicos. O intuito é trazer para São Luís a cultura da qualidade de energia mais arraigada no meio acadêmico, no meio profissional, entre consultores, pessoas do mercado e assim por diante. É um evento que promete muito”.

De acordo com o professor Fernando Lima de Oliveira, diretor do Centro de Ciências Tecnológicas – CCT da Uema, “esse é um evento de grande importância, não apenas para a sociedade maranhense, como também para a sociedade brasileira. Temos muitas questões sobre o tema Qualidade de Energia que precisamos desenvolver. Esse evento tem a colaboração da Universidade Estadual do Maranhão, de forma que a nossa participação está sendo ativa, no sentido de contribuir durante esses três dias para que possam ser discutidas, analisadas propostas e melhorias e ações para qualidade da Energia”.

Durante a conferência destaca-se a divulgação da produção técnica-científica nacional em diversas áreas relacionadas à Qualidade de Energia, realização de minicursos e sessões plenárias, e discussão de problemas atuais e perspectivas futuras na temática do evento.

A conferência é realizada desde 1996, a CBQEE promove o contato direto das universidades e centros de pesquisa junto à indústria e empresas do setor elétrico, facilitando a divulgação de trabalhos e a troca de experiências entre as comunidades acadêmica e profissional.

Por: Karla Almeida

Fotos: Luis Paulo