UEMA tem reunião com professores da Universidade Pedagógica de Maputo

Por em 29 de setembro de 2023

Na última quinta-feira, 28 de setembro, uma comitiva de professores da Universidade Pedagógica de Maputo (UniMaputo) visitou as instalações da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Compôs a comitiva os Professores Felix Mulhanga, Diretor da Faculdade de Educação e Psicologia; Arlete Ferrão, Diretora da Faculdade de Economia e Gestão; e Adelina Macanda, Assistente do Reitor da UniMaputo.

Na ocasião, a comitiva realizou uma reunião com o Reitor da UEMA, o Prof. Dr. Walter Canales Sant’Ana; o Superintendente de Relações Internacionais, Prof. Dr. Silas Nogueira de Melo; o Prof. Dr. Porfírio Candanedo Guerra, do departamento de clínicas veterinárias; Prof. Dr. Luiz Carlos Araújo dos Santos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO); e Prof. Dr. Reinaldo De Jesus Da Silva, do departamento de Engenharia da Computação – que, inclusive, foi quem organizou o encontro.

O Professor Walter explicou o ecossistema da Universidade, destacando o aspecto multicampi e a interiorização do ensino superior. Também falou sobre o ensino a distância, grande forte da instituição, especialmente através do UemaNet; e dos programas especiais, como o Proetnos – Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica do Maranhão, que forma e qualifica professores oriundos das comunidades e povos tradicionais do Maranhão.

O Superintendente de Relações Internacionais aproveitou a ocasião para comentar sobre o compromisso da SRI e da UEMA em forjar relações focadas no Sul global. Ele acredita que as relações internacionais devem ser simétricas, dando como exemplo as parcerias com universidades da América-latina e de países Africanos.

Os professores da UniMaputo se mostraram abertos a firmar parcerias por meio de acordos de cooperação entre as instituições.  A reunião foi um dos muitos esforços feitos pela SRI e pela UEMA de expandir a internacionalização da universidade, como a recente missão na África do Sul.

Por: SRI/UEMA