UNABI realiza aula inaugural no Campus Paulo IV na manhã desta terça-feira

Por em 19 de setembro de 2023

Aconteceu na manhã desta terça-feira (19) o primeiro dia de aula da Unabi (Universidade Aberta Intergeracional) . O programa fica responsável por trazer melhoria na qualidade de vida da população maranhense , principalmente para o público da melhor idade, através de atividades socioeducativas. Na ocasião foram apresentadas as atividades que já são realizadas, como é o caso do Coral da Unabi, criado em 2016 o grupo possui atualmente 40 membros com 60 anos ou mais. Os ensaios acontecem durante a semana dentro do Campus Paulo IV.

Dentro do contexto de preocupação como o papel da pessoa idosa dentro da sociedade, a Universidade Estadual do Maranhão por meio da PROEXAE tem investido na formação continuada desse grupo com cursos ofertados nas modalidades presencial e de Educação a Distância. Foram mais de 300 vagas ofertadas para 10 campi.

Valores como interação e manutenção da autoestima mesmo depois de uma certa idade foram pontos discutidos nessa aula inaugural. ” Interação, e outros valores são compartilhados aqui para dar um novo estímulo para essas pessoas.” , afirmou Janailde de Jesus, coordenadora do Unabi Campus Paulo IV.

A dona Glória tem 71 anos, é aposentada e teve o incentivo da filha para dar início a essa nova etapa de sua vida. ” Minha filha insistiu muito para que eu fizesse a inscrição, sou muito grata a ela, inclusive fui uma das primeiras a se inscrever. Não me arrependo já que gostaria de ficar em casa fazendo absolutamente nada, estou bastante feliz já que sempre amei estudar e aprender coisas novas.”, afirmou Glória.

Por: João Gabriel Costa