Universidade Estadual do Maranhão realiza colação de grau em Presidente Dutra

Por em 21 de setembro de 2023

Na última quarta-feira (20), o Campus Presidente Dutra da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) foi palco de uma emocionante cerimônia de colação de grau, que marcou um momento de grande significado nas vidas dos graduandos e suas famílias.

O ponto alto do evento foi, sem dúvida, o inspirador discurso proferido pela Pró-reitora de Infraestrutura, prof Dra. Maria Teresinha de Medeiros Coelho, que parabenizou os formandos com palavras de estímulo e reconhecimento. “Todos aqui presentes já são campeões. Vocês concluíram uma etapa muito importante em suas vidas. A jornada daqui pra frente será desafiadora, mas saibam que já superaram uma parcela significativa dela. Agora, são profissionais prontos para atuar com excelência na área que escolheram. Todos estão de parabéns”, celebrava a pró-reitora.

A cerimônia foi permeada por um clima de gratidão e celebração, ressaltando o compromisso e a dedicação dos formandos ao longo de sua jornada acadêmica. O evento representou não apenas uma conclusão, mas também o início de uma nova fase repleta de desafios e conquistas para esses novos profissionais.

Em um discurso marcante, o professor Douglas Rodrigues de Sousa, diretor do campus, ressaltou a resiliência e o empenho demonstrados pelos formandos ao longo de sua jornada acadêmica.

“Hoje, vocês não apenas recebem seus diplomas, mas também carregam consigo essa nova esperança, uma esperança que se forja no conhecimento adquirido, nas experiências vividas e nas amizades construídas durante sua trajetória universitária. Vocês são a encarnação do potencial humano, da capacidade de crescimento e transformação”, celebrou.

O discurso do diretor destacou não apenas a importância do diploma, mas também a bagagem de aprendizado e as relações construídas ao longo desse período.

Durante a solenidade de outorga de grau, não apenas o diretor do campus, mas também o professor Luiz Henrique de Araújo , paraninfo da ocasião, destacou a alegria de fazer parte de um momento tão importante como esse.

“Não sei quem está mais feliz e orgulhoso, se são vocês aí recebendo o canudo ou se eu aqui discursando como paraninfo. O orgulho que eu tenho de estar aqui é porque eu considero o trabalho de professor como algo relevante e significativo para mudar o mundo e desenvolver as pessoas”, destacou o Profº Luiz Henrique.

Roldan Henrique, formando exemplar, foi escolhido como a orador que representou seus colegas na cerimônia de formatura. Em seu emocionante discurso, Roldan compartilhou com os presentes os desafios enfrentados ao longo da jornada acadêmica, marcada por questionamentos e determinação.

“Hoje, dia 20 de setembro, dia esperado por nós formandos, dia que vem demonstrar que toda nossa dedicação, choro, perdas de sono, anseios, intranquilidade, angústias, esperanças e sonhos valeram a pena durante esses quatro anos, foi um período de muitas conquistas.” disse Roldan em seu discurso.

Durante o evento, diplomas e honrarias foram entregues a cada formando, marcando o encerramento de uma jornada de estudos e dedicação árdua. Os graduados aproveitaram a oportunidade para expressar sua profunda gratidão aos professores, familiares e amigos que os apoiaram ao longo desse percurso significativo.

Por: João Gabriel Costa