25 anos de dedicação à inclusão: Sessão solene homenageia o NAU da Uema

Por em 23 de outubro de 2023

Comemorando um quarto de século de dedicação à inclusão e à promoção de condições isonômicas na comunidade acadêmica, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) está prestes a celebrar um marco significativo em sua história. No dia 27 de outubro, a partir das 11h, uma Sessão Solene em Homenagem aos 25 anos do Núcleo de Acessibilidade da Uema (NAU) será realizada na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA). Este evento especial é uma ocasião para reconhecer as conquistas do NAU ao longo de duas décadas e meia e reafirmar o compromisso da universidade com a inclusão.

A Sessão Solene, que será transmitida ao vivo pelo canal oficial do Youtube da Assembleia Legislativa do Maranhão (@tvassembleiamaranhao), oferece uma oportunidade para que todos, independentemente de sua localização, participem desse momento memorável.

A história do NAU surge em novembro de 1998, quando uma inquietação em relação à inclusão de uma aluna cega do curso de Pedagogia desencadeou uma série de acontecimentos. Na época, a professora Maria Piedade, que trabalhava na educação básica estadual com alunos com deficiência intelectual, foi uma dos principais motivadoras dessa busca por soluções. O então Reitor da Uema, Waldir Maranhão, desempenhou um papel fundamental nesse processo, oferecendo apoio para a criação de um pequeno espaço dedicado a professores e alunos que precisavam de acompanhamento. Inicialmente, dois brailistas foram recrutados para atender às necessidades dos alunos cegos da instituição.

Com o passar do tempo, mais alunos com deficiências se matricularam na universidade, e em resposta a essa crescente demanda, o Núcleo Interdisciplinar de Educação Especial – NIESP foi estabelecido através da Resolução nº 231/00 – CONSUN/UEMA, durante a gestão do Professor César Pires, Reitor da Uema.

No entanto, uma mudança significativa ocorreu em 2014, durante a gestão do Professor Gustavo Pereira da Costa. Através do Programa Incluir, o Núcleo de Acessibilidade da Uema foi criado, refletindo o compromisso contínuo da universidade com a inclusão e acessibilidade para todos os seus membros, independentemente de suas necessidades especiais.

Nesses 25 anos, o NAU desempenhou um papel vital na garantia de que a Uema seja um espaço de igualdade, oportunidades e inclusão para todos os seus membros. A Sessão Solene em Homenagem ao NAU é mais do que uma celebração; é um lembrete do compromisso contínuo da Uema em criar um ambiente acadêmico verdadeiramente inclusivo e acessível. O Deputado Neto Evangelista, cujo apoio tornou este evento possível, juntamente com os esforços incansáveis de todos os envolvidos, demonstra a importância da colaboração e da unidade na busca por uma sociedade mais inclusiva.

Por: Karla Almeida