Acadêmicos da Uema em destaque: Alunos do Campus Santa Inês e Campus Colinas participaram do 25º CBCENF em João Pessoa

Por em 27 de outubro de 2023

Profissionais e estudantes de Enfermagem de todo o país se reuniram, em João Pessoa – PB, para participar do maior evento de Enfermagem da América Latina. Ao todo, mais de 13 mil profissionais participaram da programação científica da 25ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), na modalidade presencial e on-line.

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi representada pelos acadêmicos de Enfermagem do Campus Santa Inês e do Campus Colinas que participaram ativamente do evento com a apresentação de trabalhos científicos, sob a orientação dos professores Robson Macedo e Antônio Werbert.

Este evento é um espaço crucial para profissionais e acadêmicos que buscam aprimorar seus conhecimentos, trocar experiências e contribuir para o crescimento e desenvolvimento da Enfermagem no Brasil e na América Latina. É uma plataforma de networking para os profissionais com a presença de palestrantes renomados e representantes de todo o país, tornando o Congresso mais enriquecedor.

Com o tema “Perspectivas da Enfermagem Contemporânea: ciência, política e ética,” o congresso é um marco na área e se torna um espaço fundamental para a atualização e o compartilhamento de ideias no setor de Enfermagem.

A programação científica foi abrangente, oferecendo mais de 60 atividades, incluindo cursos, oficinas, sessões científicas, palestras, lançamento de livros e simulações realísticas. Além disso, os encontros simultâneos fomentaram discussões abrangentes sobre as temáticas do congresso.

“Por ser discente do Campus do interior, a experiência foi muito gratificante. Tive contato com várias culturas diferentes de todas as regiões do Brasil, vivi várias experiências que nunca imaginaria viver e presenciei com orgulho o meu trabalho exposto. Sou muito grata à organização do evento e aos professores:  Robson Cunha por ter se disponibilizado a nos acompanhar até o evento, a professora Eliane Mendes por não ter medido esforços para submeter os trabalhos e a professora Jéssica Rayanne Sousa por coordenar o transporte e sua preocupação para que tudo desse certo”, disse a aluna Yasmin Alves Vieira, do 8° período do curso de Enfermagem Bacharelado do Campus Santa Inês.

Já o aluno Wilian Correa, também do 8° período do curso de Enfermagem Bacharelado, destacou, “”A experiência de ter participado com submissão de trabalho no maior evento científico anual da área da enfermagem, o CBCENF que aconteceu na cidade de João Pessoa-PB, foi única e extremamente proveitosa com diversos seminários e encontros nacionais e internacionais, oficinas e workshops que fizeram luz ao tema deste ano. O trabalho submetido por mim trazia por título “EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE LIDANDO COM A MORTE E O MORRER”, que faz uma análise a percepção sobre a morte e o morrer de acordo com a vivência e a formação acadêmica da equipe multiprofissional de saúde. A apresentação foi do tipo e-poster e ficou disponível durante todo o evento, em painéis do tipo tela conectados a um microcomputador. Durante o evento estavam acontecendo algumas oficinas e workshops no qual tive o prazer de participar. O evento proporcionou ainda a possibilidade de conhecer novas culturas e intercâmbios, a diversificação do conhecimento e o aprendizado de novas práticas.”

A acadêmica Janine Ferro do 10º período do Campus Colinas falou de sua segunda participação no evento: “A participação pela segunda vez no CBCENF engrandece meu currículo e meu repertório profissional e de conhecimento. O networking, os novos conhecimentos adquiridos, as novas tecnologias que o congresso me permite são muito importantes na minha formação como enfermagem, contribui ao ponto de que não restringe minha formação somente a sala de aula e as traz outras formas de adquirir conhecimento. Além disso, a oportunidade de apresentar trabalhos de forma presencial para pessoas de todo o Brasil também traz uma bagagem que não seria possível se não participasse do congresso.”

O professor Antônio Werbert do Campus Colinas enfatizou que a participação dos alunos em eventos científicos de grande repercussão, como o CBCENF, contribui significativamente para a formação em enfermagem. Isso amplia suas buscas por conhecimento, apresenta novas oportunidades e proporciona uma compreensão mais profunda da importância da formação de enfermeiros e das múltiplas possibilidades que se abrem após a graduação. Ele parabeniza a Uema por possibilitar essa experiência aos alunos, fornecendo transporte e apoio para a apresentação de trabalhos, o que fortalece os princípios fundamentais da universidade.

A Uema parabeniza o engajamento de seus alunos no evento e reforça o total apoio ao avanço da pesquisa e ao protagonismo dos jovens na área de Enfermagem.

Por: Karla Almeida