Alunos do Campus Pedreiras têm projeto aprovado na 17ª Expoepi

Por em 10 de outubro de 2023

Os alunos do curso Técnico de Vigilância em Saúde de Pedreiras, turma 2022.1, foram aprovados na 17ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi).

Com dedicação exemplar, os estudantes Marcos Vale, Domício Cruz, Keiliane Oliveira, Ronaldo Oliveira e Suelma Maria Menezes desenvolveram o projeto “@detonaaedes: combate ao Aedes aegypti através de mídia social no município de Pedreiras-MA”.

O objetivo do projeto dos alunos é de conscientizar e mobilizar a população sobre a prevenção das arboviroses e ao controle eficaz do Aedes aegypti, fornecendo orientações sobre o mosquito transmissor.

A Expoepi é um evento que promove a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais, pesquisadores e estudantes da área de vigilância em saúde, e será realizado no período de 6 a 10 de novembro, em Brasília.

Impacto na saúde pública do Estado

Desenvolver um projeto de combate ao Aedes aegypti por meio das mídias sociais em Pedreiras, no Maranhão, é de suma importância, já que os alunos da Uema têm a oportunidade de desempenhar um papel fundamental na conscientização da população local sobre os riscos desse mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

A utilização das mídias sociais oferece uma plataforma eficaz para disseminar informações, dicas de prevenção e alertas sobre focos do mosquito. Além disso, permite a interação direta com a comunidade, promovendo a participação ativa dos moradores na luta contra o Aedes aegypti.

O projeto dos estudantes não só promove o engajamento da população pela causa, mas também se cria uma abordagem inovadora para enfrentar um problema de saúde pública. Dessa forma, as ações de combate ao Aedes aegypti tem o potencial de alcançar um público mais amplo, aumentando a conscientização e contribuindo para a redução dos casos de doenças transmitidas pelo mosquito.

Por: Anne Cascaes