Alunos do curso de Direito do Campus Grajaú participam de projeto inovador em parceria com o Poder Judiciário Maranhense

Por em 18 de outubro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão Uema) Campus Grajaú reuniu, nessa segunda-feira (16), membros do Comitê de Diversidade do Poder Judiciário do Estado do Maranhão, representados pelas Juízas Drª Adriana da Silva Chaves, Drª Elaile Silva Carvalho e pelo Juiz Dr. Alexandre Magno Nascimento, com os acadêmicos do segundo e terceiro períodos do Curso de Direito da Uema.

Na oportunidade, o grupo tratou sobre a dinâmica dos trabalhos que serão desenvolvidos no mutirão de registro civil como parte integrante do programa “Escuta Ativa dos Povos Indígenas”. O programa visa assegurar os princípios da dignidade humana, da cidadania e do pluralismo cultural, estabelecendo um diálogo permanente com os movimentos sociais organizados que tratem da temática relacionada aos povos indígenas, objetivando a atualização constante quanto às suas demandas e seus reflexos na prestação jurisdicional.

Esta será a primeira vez que alunos da Uema serão parte integrante desse projeto, que contará com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Ministério Público Estadual, Tribunal Regional Eleitoral, FUNAI, Prefeitura Municipal e outros.

Para a Profa Ana Rita Silva, diretora de Campus, a participação dos alunos nesta ação é de grande honra. “Somos pioneiros como parceiros. Nossa Universidade tem como missão servir a comunidade, sociedade. E por meio da extensão nossos alunos terão a oportunidade em contribuir de forma positiva. A extensão é a forma de articulação entre Universidade e sociedade por meio de diversas ações”.

A participação da Uema neste projeto também Significa estender a universidade para além dos seus muros. Segundo o diretor do curso de direito da UEMA Prof. Rômulo Orquiza “é uma iniciativa importantíssima do TJMA, uma vez que promove uma pauta de inclusão aos povos originários. Momento de reunirmos forças e responsabilidades como instit Para a Tabeliã Drª Tassia Mara Martins “será uma oportunidade de atuação conjunta de todos os agentes que atuam no processo de efetivação do direito ao registro civil”, pontou.

Fonte: Campus Grajaú