Campus Barra do Corda: A formação docente como pilar para os direitos dos alunos indígenas nas escolas urbanas

Por em 20 de outubro de 2023

No Campus Barra do Corda da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o professor Frairon César Gomes Almeida está conduzindo um projeto de grande relevância, voltada para a análise das políticas inclusivas e a formação docente no contexto do ensino regular em instituições urbanas, com foco na garantia dos direitos culturais e educacionais dos alunos indígenas.

No Brasil, o acesso à educação é um direito universal, assegurado tanto pela Constituição Federal de 1988 quanto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96). A legislação estabelece que todos os cidadãos, independentemente de sua origem étnica ou cultural, têm direito à educação de qualidade. No entanto, a realidade vivenciada pelos alunos indígenas nas escolas urbanas muitas vezes difere do ideal preconizado por essas leis.

A pesquisa do professor Frairon César Gomes Almeida tem como objetivo analisar como as políticas inclusivas são aplicadas nas instituições escolares localizadas em áreas urbanas quando se trata de alunos indígenas. É essencial entender como essas políticas, que visam à inclusão e ao respeito às diversidades culturais, são ou não implementadas na prática.

A formação docente ocupa um papel central nesse contexto, pois é fundamental que os professores estejam preparados para assegurar que todos os alunos tenham seus direitos educacionais e culturais respeitados, de forma igualitária. No caso dos alunos indígenas, isso significa que a formação docente deve incluir práticas pedagógicas que estejam alinhadas com sua cultura, valores e modos de vida em sociedade.

Historicamente, as trajetórias educacionais dos povos indígenas no Brasil têm sido complexas, uma vez que sua inserção no sistema de ensino regular nem sempre considera suas diferenças sociais e culturais. Muitas vezes, suas vivências e experiências são desconsideradas. Nesse contexto, a pesquisa parte da premissa de que a formação docente deve contemplar práticas voltadas para os alunos indígenas, com o objetivo de promover sua inserção política e social, garantindo um ensino de maior qualidade.

O estudo se concentra em analisar em que medida a formação docente consegue assegurar os direitos culturais e educacionais dos alunos indígenas em escolas que não são de caráter indígena. Este projeto visa efetivar a inclusão dos alunos indígenas no ensino regular em instituições urbanas, reconhecendo a importância de respeitar e valorizar sua cultura e identidade.

É fundamental compreender que a atuação do educador vai além da transmissão de conteúdo. Para ser efetivamente inclusivo e respeitar a diversidade cultural, o docente deve possuir uma visão de mundo que inclua sensibilidade e empatia, bem como a capacidade de refletir sobre sua própria prática, especialmente quando se trata de atender aos direitos culturais e educacionais dos alunos indígenas.

Em um país caracterizado por sua diversidade cultural, o projeto do professor Frairon César Gomes Almeida surge como um destaque importante de que a formação docente e a implementação de políticas inclusivas são elementos cruciais para garantir que todos os alunos, incluindo os indígenas, tenham acesso a uma educação de qualidade e sejam respeitados em suas identidades culturais. É um apelo para uma mudança necessária e urgente na prática educacional, visando construir um Brasil mais inclusivo e igualitário.

Por: Karla Almeida