Matemática em Ação: projeto do Campus Pedreiras promove melhoria na aprendizagem de alunos da rede municipal

Por em 3 de outubro de 2023

Em meio a discussões sobre a dificuldade de aprendizagem por parte dos estudantes do ensino público municipal, um grupo de acadêmicos do curso de Matemática da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em Pedreiras criou o projeto “Matemática em Ação”.

A iniciativa busca melhorar a qualidade da educação matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, e tem conquistado resultados significativos ao despertar o interesse dos estudantes com métodos inovadores e recursos lúdicos.

O projeto, cujo objetivo central é reverter o cenário de dificuldade no aprendizado matemático, foi desenvolvido a partir de uma observação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Reconhecendo a necessidade de uma abordagem mais dinâmica e envolvente para a disciplina, os acadêmicos do curso de Matemática se lançaram na missão de promover uma aprendizagem significativa e acessível.

“Além da vivência enriquecedora que os acadêmicos de Matemática estão tendo com os alunos da rede municipal de Pedreiras, que estudam no 7° ano da escola DR. Hercshell Carvalho, percebemos o engajamento deles nas aulas, a interação, vontade de participar, pois as aulas são trabalhadas sempre com atividades lúdicas e os resultados já mostram melhoria na aprendizagem e no rendimento escolar deles. O objetivo está sendo atingido o projeto tem por finalidade trabalhar as quatro operações matemáticas básicas, com estratégias facilitadoras”, explica a professora Adriana Oliveira, do curso de Matemática do Campus Pedreiras.

Segundo a professora, uma das principais características do “Matemática em Ação” é o contato próximo e frequente com os estudantes. Semanalmente, os acadêmicos visitam as escolas e acompanham de perto o desenvolvimento do projeto. Essa abordagem permite a identificação de desafios específicos enfrentados pelos estudantes e a adaptação das estratégias de ensino de acordo com suas necessidades individuais.

Ensino lúdico

Os recursos lúdicos e as oficinas matemáticas tornam o aprendizado da matemática uma experiência interativa e divertida. Jogos, brincadeiras e atividades práticas são incorporados ao processo de ensino, proporcionando uma maior interação entre alunos, professores e acadêmicos. Essas atividades não apenas despertam o interesse dos estudantes, mas também facilitam a compreensão de conteúdos básicos.

E os resultados do projeto têm sido muito satisfatórios. Os estudantes têm demonstrado maior engajamento e confiança em relação à matemática, o que se traduz em melhorias significativas em seu desempenho escolar. Além disso, a interação constante entre alunos e acadêmicos tem promovido um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e enriquecedor.

Por: Anne Cascaes