Nota sobre prejuízos decorrentes dos bloqueios aos portões do Campus Paulo VI

Por em 4 de outubro de 2023

NOTA OFICIAL

A Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) vem a público manifestar sua preocupação em relação ao bloqueio dos portões de acesso ao Campus Paulo VI por alguns estudantes desta instituição, nos dias 2 e 3 de outubro de 2023, em apoio à greve dos professores.

A Uema reconhece e valoriza o exercício democrático das manifestações no ambiente universitário. No entanto, é fundamental que tais manifestações se realizem de forma a não cercear o direito de ir e vir da comunidade acadêmica, condição tão requerida por todos em diversas situações.

Os bloqueios registrados nessas datas resultaram em prejuízos consideráveis para as atividades administrativas da universidade, entre as quais:

• Atraso da tramitação de todos os tipos de processos: bolsas, auxílios, diárias, passagens, portarias, aditivos, matrículas, mobilidade docente;
• Impossibilidade de reabastecimento e funcionamento do Restaurante Universitário;
• Suspensão de aulas dos cursos para idosos (UNABI);
• Suspensão de Serviços de manutenção no Campus;
• Impossibilidade de realização das entrevistas de candidatos às vagas de estágio não obrigatório;
• Atraso no Recredenciamento do Uemanet pelo MEC.

A gestão superior da Uema encontra-se aberta ao diálogo, entendendo que esta é a forma propícia ao locus da academia.

Walter Canales
Reitor da Uema