Projeto de Extensão do Campus Santa Inês usa teatro de bonecos para levar Lendas Maranhenses às escolas

Por em 5 de outubro de 2023

A cultura do Maranhão, formada por muitas lendas e mitos, ganha vida nas escolas de maneira lúdica graças ao projeto de extensão “Teatro de Bonecos Lendas Maranhenses” da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) em Santa Inês, que é liderado pela professora Mirian Santos Chagas de Souza e sua equipe composta pelos bolsistas e voluntários Neyliane Barros Costa, Lauane Carvalho Cuha e Luana Taynara Carvalho Silva.

O principal objetivo do projeto é promover a divulgação das lendas maranhenses nas escolas por meio do teatro de bonecos. De acordo com a orientadora do grupo, a inspiração para o projeto surgiu da constatação da crescente produção de obras literárias infantojuvenis baseadas em lendas maranhenses.

“Após realizarmos uma pesquisa exploratória em livrarias (físicas e digitais), bibliotecas públicas e feiras de livros obteve-se um levantamento de treze obras com a temática lendas maranhenses. Isso demonstra que as lendas maranhenses ainda são fontes de grandes escritores que escrevem para crianças e jovens”, ressalta a professora Mirian Santos.

Impacto na Sociedade

O “Teatro de Bonecos Lendas Maranhenses” não é apenas um projeto acadêmico, mas também uma iniciativa que busca contribuir para o desenvolvimento do imaginário e da criatividade infantil. Além disso, está alinhado com as políticas educacionais voltadas para a infância e com o papel da universidade em disseminar atividades artístico-culturais em benefício da comunidade.

Este projeto tem um impacto profundo e multifacetado na sociedade. Em primeiro lugar, estimula a produção artesanal dos bonequeiros da região, criando oportunidades para o desenvolvimento de suas habilidades e a geração de renda. Além disso, promove e valoriza a cultura maranhense, permitindo que as crianças se conectem com as raízes culturais de sua região. Também desempenha um papel fundamental no estímulo à leitura e ao desenvolvimento do imaginário infantil.

“A criação do Teatro de Bonecos Lendas Maranhenses, sem dúvida, foi uma grande conquista, portanto, esperamos a continuidade do projeto. A proposta é a inserção do trabalho teatral de bonecos no curso de Pedagogia em forma de oficinas e ampliar o raio das apresentações, ou seja, além das escolas, as feiras de livros, as bibliotecas, as conferências, as jornadas acadêmicas, o Engenho Central do Pindaré, entre outros”, pontua Mirian.

Por: Anne Cascaes