Reitor da Uema recebe integrantes da equipe Zeus Aerodesign


Por em 18 de outubro de 2023



                               

O reitor Universidade Estadual do Maranhão (Uema), professor Walter Canales, recebeu tarde desta terça-feira (17), a Equipe de Aerodesign Zeus, um dos seis projetos integradores do curso de Engenharia Mecânica da instituição, para uma reunião acerca de um dos principais objetivos do projeto: construir uma aeronave de carga para competição SAE Brasil Aerodesign, que ocorrerá entre os dias 2 a 5 de novembro, em São José dos Campos, interior de São Paulo. 

Na modalidade do aerodesign, a aeronave é projetada e construída do zero, onde deve ser desenvolvida para se encaixar em requisitos específicos que regem cada competição seguindo 7 (sete) áreas: integração, aerodinâmica, estruturas e ensaios estruturais, desempenho, estabilidade e controle, cargas e aeroelasticidade, projeto elétrico e plantas. Os estudantes devem construir aviões leves capazes de levar a carga mais pesada possível.

Para a Competição SAE BRASIL Aerodesign, os integrantes da Zeus devem criar sua aeronave baseada em otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso mediante otimização estrutural, instrumentação e ensaios em voo dos protótipos, entre outros. As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.

                                 

“Receber a equipe Zeus é de uma gratificação enorme, não apenas como reitor da Universidade, mas como professor e também profissional da área da engenharia. Ver como esses alunos fazem ciência dentro da Uema mostra que o papel da Universidade está sendo cumprido com o pilar da extensão. Portando, atendemos prontamente os pedidos de diárias para que os alunos que irão participar da competição, além de encaminhar para o setor responsável os pedidos para novos equipamentos no projeto, como computadores para suprir as necessidades de pesquisa, mobiliários, entre outros”, comenta o reitor da Uema, Prof. Walter Canales. 

“A reunião de hoje foi muito importante para equipe, porque a gente quer mostrar que nós não estamos aqui apenas para competir, mas sim, fazer ciência, mostrar o que fazemos para a gente perpetuar o conhecimento. A Zeus tem uma história de cerca de 20 anos, muitos entraram e muitos já saíram e a contribuição de cada uma dessas pessoas sempre foi fundamental para a equipe ser o que ela é hoje. Deixar um legado e uma equipe apta para receber calouros é um processo delicado, portanto é uma parte do trabalho que fazemos com muito zelo para podermos continuar a fazer ciência”, comenta a capitã da equipe Zeus, Flávia Souza.

Dentre as diversas premiações que a equipe acumula no currículo, em sua última participação na Competição SAE BRASIL Aerodesign, em 2022, levou os prêmios de 1º Lugar Estadual e 4º Lugar Norte-Nordeste com a aeronave Ares. 

“Para mim é um orgulho muito grande fazer parte da equipe, porque foi esse projeto que me fez não desistir da Engenharia Mecânica. Como entrei durante a pandemia, participei desses dois primeiros anos bem complicados para a equipe de forma online, então eu não tinha a vivência do que era realmente fazer o projeto, meter a mão na massa. Quando tive a oportunidade de ir pela primeira vez na competição no ano passado, representando tudo aquilo que a gente trabalhou durante tanto tempo, representando a universidade e o nosso trabalho foi uma das coisas mais gratificantes do mundo”, descreve Flávia. 

Por: Gabrielle Siebra



Últimas Postagens