SEDUC realizou a abertura da Semana de Ciência e Tecnologia da Rede de Educação Profissional e Integral na Uema

Por em 26 de outubro de 2023

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, na manhã de hoje (26), no prédio de Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a abertura da Semana de Ciência e Tecnologia da Rede de Educação Profissional e Integral.

De acordo com o vice-governador e Secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão “mais uma Semana de Pesquisa feita pela Rede Estadual de Educação em parceria com o Governo Federal, pois quero frisar que nós conseguimos, através de um Edital do CNpq, garantir recursos para realização da Semana de Ciência e Tecnologia da rede pública em tempo integral do Estado. Teremos nesses dois dias de evento, amostras voltadas para o tema da sustentabilidade, da preservação ambiental, campeonato de robótica e outros diversos temas. Com isso, queremos incentivar os nossos estudantes a continuarem investindo em Pesquisa, Ciência, Inovação, aplicando na prática aquilo que aprendem nas escolas”.

“Para finalizar, quero destacar a escolha do local para realizar a Semana, que é a nossa Universidade Estadual do Maranhão, a Uema, uma das nossas pérolas do Estado do Maranhão. Cerca de 80% que ingressam na Uema, são egressos da rede pública estadual então resolvemos fazer aqui no Campus Paulo VI para que os estudantes pudessem se sentir em casa, buscando serem aprovados nos próximos vestibulares”, enfatizou Felipe Camarão.

Organizada pela Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Integral – SAEPI, a Semana, que será realizada até amanhã (27), é alinhada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e em alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022-23, definido pela Organização das Nações Unidas e a Unesco.

Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, o evento, que conta com 205 propostas aprovadas, reunirá palestras, mesas-redondas, minicursos, oficinas, mostras científicas, torneio de Robótica, lançamento de livros, além de atrações culturais.

A mesa de abertura contou com a palestra “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, ministrada pela professora Ariadne Enes Rocha, da Uema.

Segundo a professora Aridne Rocha, “esse é um evento de integração entre os mais diversos níveis de Ensino dentro do nosso Estado, a colaboração entre a SEDUC e a Uema no desenvolvimento da temática “Ciências básica e desenvolvimento sustentável” prevê uma interligação, uma complementação entre os saberes, desde o ensino básico até o ensino superior. A importância dessa temática, que trata do desenvolvimento sustentável, é a condição de qualificar o processo educacional em busca de um desenvolvimento de vida melhor para nós maranhenses”.

A Semana de Ciência e Tecnologia da Rede de Educação Profissional e Integral é fruto da aprovação de proposta institucional na Chamada CNPq/MCTI nº 01/2023 – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT 2023, é patrocinada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e recebe apoio da Universidade Estadual do Maranhão para sua realização.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

Por: Karla Almeida