Seguem abertas as inscrições para o Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional até o dia 31/10


Por em 27 de outubro de 2023



                   

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), abriu inscrições para a seleção em nível de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (PPDSR). O PPDSR é dirigido aos graduados nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Agrárias e afins.

De acordo com o edital, os interessados em participar da seleção podem se inscrever até o dia 31 de outubro de 2023. Para realizar as inscrições, os candidatos deverão preencher e enviar o formulário de inscrição on-line disponível no endereço eletrônico <sis.sig.uema.br/sigaa/public>, no Menu “Processos Seletivos – Stricto sensu”. Mais informações pelo e-mail <ppdsr@ccsa.uema.br><ppdsr@ccsa.uema.br> ou pela homepage www.ppdsr.uema.br.

Estão sendo ofertadas quinze vagas para este processo seletivo, a serem preenchidas por ordem de classificação dos aprovados. As linhas de pesquisa do Programa são: Estado, Trabalho e Globalização ou Movimentos Sociais, Território e Planejamento.

O Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional terá duração máxima de 24 meses e mínima de 18 meses e funcionará em regime integral, de segunda a sábado, nos turnos matutino e vespertino, na Universidade Estadual do Maranhão, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Cidade Universitária PauloVI.

A área de concentração Desenvolvimento Regional e Diversidade estrutura-se a partir das concepções de desenvolvimento nas suas diversas interpretações, inclusive, incorporando os movimentos sociais e representações de povos e comunidades tradicionais dos estados amazônicos – segmentos cuja situação de vida e trabalho não se enquadram nas formas organizativas reconhecidas –, à luz da complexidade das situações que expressam a realidade regional e local.

Nesse sentido, o Programa abarca o tema do desenvolvimento frente às diferentes formas de apropriação do espaço regional. Para tanto, concentra as ações em eixos relacionados à produção de informações, bancos de dados e conhecimentos teóricos que possam subsidiar os estudos e a elaboração de projetos de desenvolvimento nas suas diferentes dimensões e expressões; produção de conhecimento específico sobre a região, cuja singularidade possa subsidiar ações governamentais voltadas para a dinâmica produtiva regional e local, integrando os diversos sistemas produtivos, redirecionando os recursos existentes em favor de um desenvolvimento regional sustentável.

Confira aqui o edital completo

Por: Karla Almeida



Últimas Postagens