Uema lança plataforma inédita sobre Bacias Hidrográficas em convênio com a CODEVASF

Por em 20 de outubro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Núcleo de Geoprocessamento, lançou na tarde desta quinta-feira (19), uma plataforma inédita sobre Bacias Hidrográficas, a Plataforma de Monitoramento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru-MA e Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru por meio de convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).

A Elaboração do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru está consubstanciada no convênio nº 808800/2016-CODEVASF/UEMA/FAPEAD e o Termo de Referência (TR) está em sintonia com a Lei Federal nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, e sua elaboração tomou por base o que nela se estabelece sobre Planos de Recursos Hídricos (PRH), um de seus instrumentos de gestão, procurando-se adaptar esse conteúdo às condições específicas e ao contexto da bacia em questão.

Conforme a lei, estabelece que os Planos de Recursos Hídricos sejam diretores e de longo prazo, e visem a fundamentar e orientar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e o gerenciamento dos recursos hídricos com horizonte de planejamento compatível com o período de implantação de seus programas e projetos. Assim, os Planos buscam atender aos objetivos da referida Política, principalmente no que tange a assegurar o uso integrado e harmônico dos recursos hídricos, considerando a sua crescente importância estratégica para o Brasil.

Para o Vice-reitor, Prof. Paulo Catunda, a qualidade do material é apenas um reflexo de anos de estudos e trabalho intenso realizado pelo Núcleo de Geoprocessamento da Universidade Estadual do Maranhão.

“Fico feliz de estar inserido neste processo, acho que tem muita coisa boa para gente fazer ainda, esse é apenas um dos primeiros que mostram um sucesso tão expressivo, onde a gente entrega um produto de qualidade, um produto com valor para a sociedade, e que com essa plataforma a CODEVASF possa fazer e continuar fazendo a diferença com esse material produzida pela Universidade Estadual do Maranhão, na Bacia do Itapecuru, e não consigo expressar em palavras a qualidade técnica presente dentro do NUGEO porque ela está totalmente explicita no material que estamos entregando aqui agora. São anos de história, cerca de mais de 20 anos de história que o Núcleo de Geoprocessamento carrega, isso significa que o material que vocês da CODEVASF estão recebendo, é um material de peso, é um material produzido por mãos e mentes que não sabem fazer outra coisa a não ser realizar um excelente trabalho”.

O Rio Itapecuru é um curso d’água brasileiro que banha o Estado do Maranhão. Com 1.450 km de extensão e largura que varia de 50 a 120 metros, nasce no sul do Estado e flui no sentido nordeste–norte até desaguar na baía de São José, golfão Maranhense. Com 52.972,1 km² e ocupando 16% do território estadual, a bacia do Itapecuru é genuinamente maranhense e abastece 75% da população de São Luís, além de outras cidades. Seu curso pode ser caracterizado fisicamente em três regiões: alto, médio e baixo Itapecuru. Dentre os principais fatores que determinam essa caracterização, pode-se citar a rede de drenagem, o relevo da bacia e a navegabilidade.

“Quando contratamos empresas externas, sempre ficamos atentos na qualidade e no rigor do produto que solicitamos, quando é com a Universidade, mesmo com o rigor das nossas solicitações temos dois ganhos, o primeiro se faz pelo fato de que todo o conhecimento gerado fica no próprio estado. Temos alunos e professores que trabalharam em um material que contribuiu para o presente e irá contribuir para futuros alunos e professores da instituição”, comenta Wellian Moreira dos Santos, Chefe da Unidade Regional de Meio Ambiente da CODEVASF.

“Em segundo lugar, são as incríveis surpresas que temos, a Universidade entrega sempre a mais do que é solicitado, nunca é apenas aquilo que está no papel, sempre nos entregam um material a mais que sempre será bem-vindo e corretamente utilizado. A qualidade do produto é excelente, isso eu não tinha dúvidas, mas estou realmente surpresa porque é muito mais e muito melhor do que esperávamos e nós só a agradecer a toda a equipe da Uema”, finaliza.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho