Uema participa da apresentação do balanço dos primeiros seis meses de gestão da SEMA em evento na Casa da Indústria

Por em 4 de outubro de 2023

Nessa terça-feira (3), representantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) marcaram presença na Casa da Indústria para participar da apresentação do balanço dos seis primeiros meses de gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Estado do Maranhão (SEMA).

O evento destacou a contínua colaboração da Uema na promoção da educação ambiental e na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, com ênfase nos ODS 11, 12 e 17.

A Superintendência de Gestão Ambiental, a Assessoria da Vice Reitoria e o Núcleo de Geoprocessamento da UEMA demonstraram, mais uma vez, o compromisso da universidade com a sustentabilidade e o meio ambiente. A participação nesse evento é um reflexo do alinhamento da Uema com a Lei N.º 9.975, que trata da Política Nacional de Educação Ambiental, e sua dedicação em contribuir para o desenvolvimento sustentável em níveis globais e locais.

A Agenda 2030 das Nações Unidas é um plano de ação global para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos. Nesse contexto, a UEMA tem desempenhado um papel fundamental ao abraçar os ODS 11, 12 e 17:

1. ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: A UEMA tem trabalhado para criar um ambiente acadêmico e operacional mais sustentável, promovendo a conscientização sobre questões urbanas e buscando soluções inovadoras para tornar as cidades mais habitáveis e ecologicamente equilibradas.

2. ODS 12 – Consumo e Produção Sustentável: A universidade está comprometida em reduzir seu impacto ambiental, promovendo práticas de consumo responsável e incentivando a produção sustentável em suas operações e entre seus alunos e colaboradores.

3. ODS 17 – Parcerias em Prol das Metas: A UEMA reconhece a importância da colaboração e parceria na busca de soluções para desafios globais. Participar da apresentação do balanço da SEMA é um exemplo claro de como a universidade se envolve ativamente em parcerias para promover o desenvolvimento sustentável.

A participação da Uema na apresentação do balanço da SEMA é mais um exemplo de como as instituições de ensino podem desempenhar um papel vital na promoção da sustentabilidade e no alcance dos objetivos globais de desenvolvimento sustentável. A universidade continua a ser uma força motriz na busca por um mundo mais sustentável e consciente do meio ambiente.

Por: Anne Cascaes