Uema participa de reunião ordinária da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza em debate com o tema educação

Por em 26 de outubro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi convidada nesta última quarta-feira (25), para participar da reunião ordinária da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza para debate dentro do eixo temático da educação, um dos componentes do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O encontro foi coordenado pelo deputado Arnaldo Melo (MDB), responsável por solicitar a presença da Universidade Estadual do Maranhão para a pauta, e contou com a participação dos deputados Ricardo Arruda (MDB), Florêncio Neto (PSB), Fernando Braide (PSD), Solange Almeida (PL) e Ariston (PSB).

A décima segunda reunião da Frente Parlamentar de Combate à Pobreza foi aberta com a apresentação de dados relativos à educação no Brasil e no Maranhão, tendo como referência os níveis básico, fundamental e médio. Os números apresentados foram disponibilizados por diversos institutos, com destaque para os itens analfabetismo, escolaridade e taxas de evasão escolar, entre outros.

Os gráficos mostraram os percentuais do Maranhão em comparação a outros estados da federação. Os convidados presentes interagiram com informações adicionais e análises dentro de suas respectivas áreas. Os parlamentares, por sua vez, fizeram colocações e apresentaram sugestões acatadas pelo deputado Arnaldo Melo para serem colocadas em prática ao longo das próximas reuniões da Frente.

“Estar presente em uma reunião que pauta a educação no estado é além de uma honra, um dever que a Universidade Estadual do Maranhão tem o prazer em cumprir. Recentemente divulgamos o dado de que dos 23 mil novos universitários se matricularam nos cursos de graduação da Uema em 2023, e destes, 79,20% são oriundos de escolas públicas. Além disso, 19,70% são autodeclarados pretos”, comenta o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Paulo Catunda.

“A entrada de estudantes da rede pública na única instituição de ensino superior estadual é essencial para a democratização do acesso à educação para milhões de maranhenses. Desde então, a Uema tem avançado na interiorização por meio do ensino, da pesquisa e da extensão para estar presente em todo o estado. Democratizando, ao longo dos anos, o acesso ao conhecimento para milhões de maranhenses, produção de saber e de novas tecnologias, interagindo com a comunidade, com vistas ao desenvolvimento do Maranhão”, enfatiza o vice-reitor.

Por: Gabrielle Siebra

Foto: Rafael Carvalho