Uema participa de solenidade de assinatura do decreto de criação da Rede Nacional de Direitos da Pessoa Idosa do Maranhão

Por em 27 de outubro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do seu vice-reitor, Prof. Dr. Paulo Catunda, esteve presente nesta quinta-feira (26), na solenidade da assinatura do decreto de criação da Rede Nacional de Direitos da Pessoa Idosa do Maranhão (Renadi/MA), que contou com a presença do Governador Carlos Brandão e demais secretários. O ato consolida políticas públicas que possam garantir o envelhecimento ativo e saudável dos idosos, com dignidade e sem violências.

“Estamos testemunhando no Maranhão um marco na garantia dos direitos de uma parcela fundamental da nossa população, que são os idosos. Criar uma rede de proteção reforça o nosso compromisso em cuidar deles, assim como de toda a sociedade. Agora, essas políticas vão sair do papel de forma muito mais estratégica, fortalecendo os serviços que nós já prestamos diariamente para as pessoas idosas do Maranhão”, afirmou o governador Carlos Brandão.

A partir da instituição da Renadi/MA, sob a coordenação da Secretaria de Estados dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), será articulada a ampliação da Rede de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa; fortalecer o atendimento intersetorial da Rede de Políticas Públicas, assegurando as penalidades em casos de negligência e abandono.

Além de zelar pela aplicação da política nacional de atendimento e defesa da pessoa idosa, assim como promover articulações em diversos setores para a garantia dos direitos, proteção e amparo da pessoa idosa; e estimular a ampliação e o aperfeiçoamento dos mecanismos de participação e controle social.

“É uma honra para a Uema ter sido convidada para esta solenidade, pois é mérito de um trabalho que ela já realiza há alguns anos com a UNABI e os programas ligados a ela, e seus professores e coordenadores. O que estamos vendo aqui é um momento histórico onde vemos diversas mãos se unido a uma causa que deve ser de todos nós, já que todos queremos envelhecer um dia e ter a garantia de uma vida saudável e com seus direitos assegurados”, comenta o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Paulo Catunda.

Programa de Formação Continuada Universidade Aberta Intergeracional UNABI criado em 2016 pela Universidade Estadual do Maranhão, é resultante do compromisso político-social desta IES com melhoria da qualidade de vida da população maranhense. Constitui-se um desafio e uma nova experiência ao proporcionar a pessoa idosa acesso ao conhecimento e à troca de experiências por meio de atividades socioeducativas.

“A Unabi na Uema vai além da sala de aula com a pessoa idosa, nós também estabelecemos parcerias com a montadora de carros Renault, por exemplo, com o Ministério público, com a Defensoria, em questões voltada para a pessoa idosa, valorização da pessoa idosa, trabalhar contra a violência desse público. Acredito que um evento desse, que a assinatura deste decreto deu uma magnitude no momento em que você, oficialmente, ao nível de estado, agrega as pessoas em forma de rede. Trabalhar em rede é ótimo porque a gente fortalece as ações que são que acontecem individualmente nas suas instâncias de trabalho. Você divulga essas ações, você agrega essas ações, você fortalece, você dinamiza e certamente consegue atingir e impactar mais pessoas”, comenta a Prof. Efigênia Magda de Oliveira Moura, coordenadora geral da UNABI na Uema.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rodrigo Ribeiro/SECOM-MA