Uema participará na 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT


Por em 16 de outubro de 2023



               

Com o intuito de promover a difusão e popularização da ciência e incentivar a interação entre academia, setor produtivo e população, o Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), realizará, entre os dias 16 e 20 de outubro, na cidade de Imperatriz, a 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT.

Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” a 20ª SNCT tem o objetivo de demonstrar sua importância e potencial na preservação dos recursos naturais, por meio da aplicação dos seus 29 conhecimentos fundamentais associados à natureza, matemática e humanidade.

As Ciências Básicas têm uma contribuição importante para a implementação do Desenvolvimento Sustentável por oferecer formas essenciais para os desafios que acometem como exemplo no meio ambiente e assim garantir para a população do nosso planeta avanços tecnológicos, políticos, sociais e humanos.

Durante os cindo dias de evento, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) contará com um estande institucional que apresentará a Agência de Inovação, Empreendedorismo e Relações Institucionais (MARANDU); projetos e campanhas do Campus Itapecuru Mirim; Experiências exitosas de projetos do Centro de Ciências Agrárias; Exposição da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA); Apresentação da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE); : Startup Palm Tech Biomantas (CECEN); Otimização de localização de aterros sanitários em duas regiões no estado do Maranhão (CCT).

De acordo com a professora Joseane Souza, “a Uema participará dessa edição compartilhando com a sociedade do Estado do Maranhão os avanços na adesão e implementação do Desenvolvimento Sustentável, apresentando experiências resultantes de pesquisas e de ações que contribuem com soluções inovadoras para a sociedade, obtendo conhecimentos inovadores e transformando gerações para alcançar um futuro mais sustentável”.

A programação contará ainda, palestras, workshops, exposições, apresentações de projetos científicos e atividades interativas para todas as idades. Será uma oportunidade única para explorar as conexões entre as ciências básicas e seu impacto no desenvolvimento sustentável, abordando questões ambientais, sociais e econômicas da região.

Estarão presentes especialistas, pesquisadores e empresas que compartilharão conhecimentos e experiências que levem a soluções inovadoras em busca de um futuro mais sustentável, pois o objetivo é promover a troca de conhecimentos e o diálogo entre diferentes atores, visando fortalecer o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação em nossa região.

Para a secretária da SECTI, Natassia Weba, a Semana de Ciência e Tecnologia é especial por tratar de um tema bastante importante para a gestão, que tem feito todo o esforço no sentido de ampliar o espaço da produção científica, com sustentabilidade e consciência social. “É uma temática que diz respeito a todos aqueles que compõem o sistema de ciência e tecnologia no Governo do Estado e que, temos certeza, vai agregar em torno deste cenário e somar na disseminação da produção científica, com mais responsabilidade ambiental e social”, destacou a gestora.

Por: Karla Almeida



Últimas Postagens