Uema realiza ação de visita para estudantes do ensino médio em Caxias

Por em 11 de outubro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), recepcionou na manhã desta terça-feira (10), no Campus Uema Caxias, estudantes do ensino médio público do Centro de Ensino Gonçalves Dias. Na ocasião, cerca de 25 alunos puderam conhecer o laboratório de química da instituição.

Os estudantes foram recebidos pelo Prof. Me. Raimundo Luís e o Prof. Dr. Raimundo Clécio, que explicaram algumas noções da Química, a importância de estudar a ciência e também apresentaram os equipamentos utilizados em sala de aula e em experimentos. Os alunos foram questionados sobre conceitos de Química, como  que é matéria, transformação, aplicação de produtos elaborados pelas pesquisas, entre outros conceitos.

O professor responsável pelos estudantes do CE Gonçalves Dias foi o professor de química Luís Carlos, que comentou sobre o objetivo de levar os alunos para conhecer os espaços da Universidade Estadual do Maranhão.

Essa visita faz parte de nossa eletiva de base do novo Ensino Médio chamada “Transformação em Ação”. O objetivo é conhecer os laboratórios, mostrar alguns experimentos e motivar esses alunos para criarem neles o desejo de ingressar na universidade, ter um curso superior. Nosso projeto é preparar alguns produtos caseiros como desinfetantes, detergentes e aromatizador para veículos. Aqui eles começam a se familiarizar com instrumentos, medições, massa, volume. Isso vai nos ajudar a desenvolver um bom trabalho na escola”, explicou.

Para o professor Luís Carlos, atividades assim auxiliam os alunos a começar a perceber o ambiente acadêmico. Eles deixam a teoria um pouco de lado, com uma nova visão, observar a questão prática, além da sala de aula.

Por: Uema Caxias