Uema recebe visita da EMAP para atualização do andamento de projeto para implementação de sistema de previsão do tempo para o Porto do Itaqui


Por em 31 de outubro de 2023



                         

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do Núcleo Geoambiental (NUGEO), recebeu nesta terça-feira (31), a vista técnica da residente de inovação do Porto do Itaqui, Thalita Furtado e Gervásio Reis, coordenador de Planejamento de Logística do Porto do Itaqui, para a atualização e alinhamento as entregas referentes a projetos em parceria com a Uema com as expectativas e experiência da EMAP.

A equipe do NUGEO apresentou para a Empresa Maranhense de Administração Portuária — EMAP o andamento do projeto: “Implementação de um sistema de previsão do tempo operacional para o Porto do Itaqui/MA”. O projeto, coordenado pela professora Ester Azevedo, tem por objetivo estruturar um modelo numérico de previsão do tempo operacional que contemple as condições específicas para o estado do Maranhão e em especial, a região norte do Estado, que inclui a Grande Ilha, garantindo maior confiabilidade e melhor resolução espacial quando comparados aos modelos nacionais de previsão do tempo.

                         

“Ficamos muito felizes, principalmente porque a gente sabe como é a ciência no Brasil. Logo, com o recurso que o Porto do Itaqui injeta na Uema, que talvez seja um dos maiores em questão de edital no Maranhão, sabemos que mesmo com muito trabalho, a ciência é investimento. Investir em pesquisadores, com capacidade de produzir produtos de qualidade inimaginável, então para nós da EMAP/Porto do Itaqui, é uma honra está contribuindo para a ciência no estado do Maranhão”, enfatiza Thalita Furtado. 

                         

Durante a visita, a equipe da EMAP também visitou as instalações onde ficam presentes o servidor TI, adquirido via convênio, que inclui programas necessários para abrigar as pesquisas do projeto de implementação do sistema de previsão do tempo para o Porto do Itaqui. Os convidados também puderam conhecer, em primeira mão, as futuras instalações do novo prédio que abrigará o Núcleo Geoambiental a partir no início de 2024.

                         

O Porto do Itaqui

O Porto do Itaqui está situado na cidade de São Luís, no Estado do Maranhão, na baía de São Marcos e a 11 km do centro da cidade. O Itaqui tem uma posição estratégica na região nordeste, localizado próximo aos mercados da Europa, América do Norte e Canal do Panamá.

O Porto do Itaqui, juntamente com os terminais privados da Vale e Alumar, integra o segundo maior complexo portuário em movimentação de carga do país. O Itaqui é o principal indutor do desenvolvimento econômico e social do Maranhão, com grandes investimentos previstos para os próximos anos em áreas como refino de petróleo, agronegócio, celulose e pellets, cimento, geração de energia, entre outros.

A EMAP

A Empresa Maranhense de Administração Portuária — EMAP exerce a função de autoridade portuária na forma estabelecida pela Lei Federal n.º 12.815, de 05 de junho de 2013, regulamentada pelo Decreto Federal n.º 8.033, de 27 de junho de 2013.

A EMAP é uma empresa pública estadual, com personalidade jurídica de direito privado, autonomia administrativa, técnica, patrimonial e financeira, criada pela Lei Estadual n.º 7.225, de 31 de agosto de 1998, com sede e foro no Porto do Itaqui, em São Luís — Maranhão — Brasil. A EMAP é também responsável por administrar e explorar tanto o Porto Organizado do Itaqui quanto os Terminais Delegados da Ponta da Espera e Cujupe e o Cais de São de Ribamar.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens