Uema recebe visita do Instituto de Paisagem Urbana para futuras parcerias


Por em 27 de outubro de 2023



                                                                 

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), recebeu na tarde desta última quinta-feira (26), a visita de representantes do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (IMPUR), formada pelo Presidente Walber Filho juntamente com a equipe técnica formada pelo Superintendente Diego Coqueiro e Liana Ramalho, todos alumini da Universidade Estadual do Maranhão, pelo curso de Arquitetura e Urbanismo. 

O encontro foi marcado com o intuito de se discutir parcerias entre as duas instituições, utilizando da expertise de alunos e professores da universidade de cursos como Geografia, Arquitetura, Agronomia, entre outros. 

“É um prazer estar aqui na Uema, primeiramente por se tratar de uma reunião onde temos três ex-alunos da Uema, todos os três do Curso de Arquitetura & Urbanismo desta instituição, estamos voltando para nossa antiga casa, hoje, como gestores de um dos institutos municipais aqui da capital. Portanto, é uma honra para nós estarmos de volta a Uema, o local que nos fez ser o que somos hoje”, diz o Presidente do Instituto de Paisagem Urbana, Walber Pereira Fiho. 

                                                                 

“Hoje os mapas mais atualizados de São Luís estão aqui na Uema, tudo de mais atualizado é possível encontrar na Uema. Temos hoje um projeto que inauguramos coma Bacia do Itapecuru em um acordo de cooperação com a CODEVASF, onde iremos monitorar a Bacia do Itapecuru em tempo real. Instalaremos sensores, teremos sala de situação, onde a qualquer normalidade ou anormalidade a Uema será a responsável por saber e divulgar, isso significa e mostra a potência e importância que a Uema tem como pesquisa, ensino e extensão. Nós entremos além do que nos é solicitado porque tudo que é trabalhado aqui é para o Maranhão, é para os nossos professores, para nossos alunos, para que isso seja útil para a sociedade civil. Portanto, vemos essa futura parceria como algo que pode tornar mais uma vez a Uema como pioneira no Maranhão e no Brasil em serviços prestados ao estado e a sociedade”, comenta o Vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Paulo Catunda. 

A IMPUR foi criada em dezembro de 2002 com a missão de “Melhorar a qualidade de vida dos cidadãos mediante ações que venham minimizar os impactos ambientais e maximizar o potencial paisagístico, valorizar as terras urbanas e gerar suporte para o desenvolvimento sustentável”.

Desta forma, a UEMA vem cumprindo a Lei N.º 9.975 – Política Nacional de Educação Ambiental e executando a AGENDA 2030, em prol do desenvolvimento sustentável mundial, por meio desta ação, executando os ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis). Além de está correlacionado com a categoria de Setting and Infrastructure (SI) e Education (Ed) do GreenMetric.

Por: Gabrielle Siebra

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens