Uema recebe visita do reitor da Universidade Pedagógica de Maputo de Moçambique

Por em 3 de outubro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do seu reitor, professor Walter Canales, pró-reitores, superintendentes e diretores de curso, recebeu para uma visita nesta terça-feira (03), o reitor da Universidade Pedagógica de Maputo em Moçambique, o professor Jorge Ferrão no prédio de Arquitetura & Urbanismo da Uema, no Centro Histórico de São Luís. Na oportunidade foram discutidas possíveis parcerias em programas de mobilidade internacional entre os países.

A reunião contou com a presença do pró-reitor Marcelo Cheche, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação; da pró-reitora Ilka Serra, da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis; a Chefe da Divisão de Mobilidade da Superintendência de Relações Internacionais, Stefanie Zerba; e da Diretora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, a professora Thais Trovão Zenkner.

O professor Jorge Ferrão explicou como funcionam as engrenagens da UniMaputo, e sobre como gostaria que a parceria entre Uema e UniMaputo pudesse ser de proveito para ambas as instituições.

“Temos diversos alunos que nesse momento estão em aula com uma universidade na Finlândia, gostaríamos que isso pudesse se repetir aqui com a Uema, e vice-versa”, comenta o reitor da UniMaputo, Jorge Ferrão.

Foi explicado ao reitor Jorge Ferrão o ecossistema da Universidade, destacando o aspecto multicampi e a interiorização do ensino superior. Também falou sobre o ensino à distância, grande forte da instituição, especialmente através do UemaNet; e dos programas especiais, como o Programa Ensinar e o Programa de Formação Docente para a Diversidade Étnica do Maranhão, Proetnos.

“O que sempre buscamos é uma cooperação mutua, onde alunos de Moçambique possam estudar aqui na Universidade Estadual do Maranhão, assim como nossos alunos possam adquirir conhecimentos em Moçambique, na Universidade Pedagógica de Maputo, queremos uma troca, não apenas mandar, nem apenas receber, não queremos nos restringir”, comenta o reitor Walter Canales.

“Temos vários casos de sucesso na divisão de mobilidade na superintendência de relações internacionais, isso para professores, alunos, técnicos-administrativos. E gostaríamos de também ampliar isso para demais programas de formação que temos na Universidade, já que o compromisso da superintendência é em forjar relações sólidas entre instituições internacionais de prestígio como a Universidade Pedagógica de Maputo”, comenta Stefanie Zerba.

Nesta última quinta-feira (29), a Uema recebeu a visita de uma comitiva de professores da Universidade Pedagógica de Maputo, onde na oportunidade visitaram instalações da Uema e conheceram mais sobre os programas especiais, pró-reitorias e superintendências que compõe a Universidade Estadual do Maranhão.

Na comitiva estavam presentes o professor Felix Mulhanga, Diretor da Faculdade de Educação e Psicologia; Arlete Ferrão, Diretora da Faculdade de Economia e Gestão; e Adelina Macanda, Assistente do Reitor da UniMaputo. Os professores da UniMaputo se mostraram abertos a firmar parcerias mediante acordos de cooperação entre as instituições.

Por: Gabrielle Siebra