Universidade Estadual do Maranhão amplia sua oferta em pós-graduação com avanços significativos

Por em 6 de outubro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) tem sido palco de notáveis avanços em sua pós-graduação, com uma expansão significativa de cursos de mestrado (M) e doutorado (D) nos últimos anos. Segundo dados recentes, a Uema tem se destacado tanto em qualidade quanto em abrangência, evoluindo em diversas áreas do conhecimento.

Um olhar retrospectivo revela um crescimento evidente no número de cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela Universidade. Em 2008, a Uema contava com apenas dois cursos, hoje, esse número saltou para 24 cursos, abrangendo tanto mestrados quanto doutorados.

De acordo com os dados fornecidos, o crescimento da pós-graduação na Uema é refletido no aumento no número de alunos matriculados e titulados. No período de 2016 a 2022, o número de estudantes matriculados em cursos de mestrado aumentou de 308 para 481, dos quais 205 alcançaram o título de Mestre. No caso dos cursos de doutorado, que têm um prazo maior de obtenção da titulação, houve um crescimento significativo de 32 para 142 matriculados, no mesmo período.

Os cursos de mestrado e doutorado da Uema abrangem diversas áreas do conhecimento, com diferentes conceitos atribuídos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), demonstrando a qualidade e a relevância desses programas acadêmicos.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG) está atualmente preparando a submissão de novas propostas de cursos de mestrado e doutorado para avaliação da Capes. Das nove propostas a serem submetidas, seis cursos visam contemplar os centros em São Luís, dois cursos o Campus Caxias e um o Campus Balsas, sendo três doutorados e seis mestrados.

O prazo para submissão dessas propostas se encerra no final de novembro, e a PPG está trabalhando na análise para que sejam submetidas à Capes. A previsão é de que esses novos cursos sejam implementados a partir de 2024, fortalecendo ainda mais o compromisso da Uema em qualificar profissionais e contribuir para o avanço do conhecimento em diversas áreas.

Com uma visão de futuro, a Universidade Estadual do Maranhão continua seu compromisso com a excelência acadêmica e o desenvolvimento regional por meio da expansão e melhoria contínua de sua pós-graduação. A expectativa é que esses esforços continuem impulsionando a universidade para patamares ainda mais elevados no cenário nacional e internacional da educação superior.

Veja tabela dos Cursos de Pós-Graduação oferecidos pela Uema:

Por: Karla Almeida

Foto: Rafael Carvalho