Aplicação da prova do Enade 2023 ocorrerá neste domingo (26)

Por em 24 de novembro de 2023

As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (2023) vão ser realizadas neste domingo (26) em todo o Brasil. Para participar, os discentes concluintes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) devem preencher o Questionário do Estudante até o sábado (25).

O questionário e o local de prova pode ser acessado por meio de formulário eletrônico no site do Enade. Somente a partir deste preenchimento é que o estudante vai ter informações sobre o local de prova e poderá colar grau.

De acordo com o edital, a aplicação das provas do Enade 2023 seguirá o horário de Brasília-DF, com a abertura dos portões às 12h, fechamento dos portões às 13h, início da prova às 13h30 e término da prova às 17h30. Em caso de dúvidas, o estudante deve procurar a coordenação do curso e acessar o Edital 37, de 25 de maio de 2023.

Para o ano de 2023, entre os cursos da Uema que serão avaliados pelo exame estão: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia e os tecnólogos em Gestão Ambiental e Agronegócio.

Por isso, Divisão de Acompanhamento e Avaliação do Ensino (DAAE), da Pró-Reitora de Graduação (Prog) listou as respostas para as principais dúvidas sobre o exame. Veja abaixo:

É o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Graduação e tem como propósito avaliar a qualidade da formação dos alunos nas Instituições de Ensino Superior. Esta avaliação é realizada através da aplicação de uma prova que acontece em ciclos trienais.

Um bom desempenho na avaliação do ENADE contribui de forma decisiva para o aumento da visibilidade dos cursos e, por consequência, na empregabilidade dos alunos. Inúmeras empresas de recrutamento usam os relatórios de avaliação do ENADE para identificar se o estudante desenvolveu a competência necessária para função requerida pelo mercado. Além disso, uma tendência verificada nos processos de ingresso em cursos de pós-graduações (stricto sensu) é a utilização da nota do ENADE como um dos critérios de pontuação nas avaliações de títulos. Desta forma, o empenho dos alunos nesse processo é fundamental para aumentar as possibilidades de acesso ao mercado de trabalho e/ou na carreira científica.

Na edição de 2023, os cursos da Uema que serão avaliados são: Agronomia, Arquitetura, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia, Gestão Ambiental, Segurança no Trabalho e Agronegócio.

As provas do ENADE são constituídas por 40 questões entre objetivas e subjetivas. Destas, 33 são relacionadas aos conhecimentos específicos do curso, sendo 30 questões objetivas e 3 subjetivas, e 10 questões de conhecimentos gerais sendo 8 objetivas e 2 subjetivas.

Todos os alunos que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária da graduação e/ou previsão de conclusão de curso até julho de 2024.

Em 26 de novembro de 2023.