Campus Barra do Corda realizará webnário sobre educação antirracista nesta sexta-feira (24)

Por em 20 de novembro de 2023

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Campus Barra do Corda promoverá, nesta sexta-feira (24), às 18h, um webnário para discutir os 20 anos da Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nas escolas. O evento visa aprofundar a compreensão sobre a importância da educação antirracista, combatendo o racismo tanto dentro quanto fora do ambiente escolar.

O webnário contará com a participação do diretor do Campus Barra do Corda, Márlisson Barroso, do jornalista e vice-presidente do Centro de Cultura Negra – Negro Cosme (CCN-NC) de Imperatriz, Domingos de Almeida, e da professora de Pedagogia do Campus Barra do Corda, Arlindyane Santos.

A Lei 10.639/2003 busca promover uma abordagem de ensino que valorize a história e ressalte a contribuição dos povos africanos e afro-brasileiros na construção do país. Apesar de não ser uma realidade em todas as escolas, a legislação estabelece as bases para uma educação que combate ativamente o racismo, fomentando o respeito à diversidade e à igualdade racial.

O evento será uma oportunidade para a comunidade acadêmica e demais interessados refletirem sobre os desafios e avanços na implementação do ensino antirracista. A discussão pretende abordar como a educação pode desempenhar um papel significativo na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, livre de preconceitos raciais.