Campus Colinas realizou o Projeto de Extensão “Cuide do seu jardim”

Por em 27 de novembro de 2023

Com o intuito de promover à saúde e bem-estar de mulheres ao contextualizar a prevenção do câncer de colo de útero através da elaboração/utilização de métodos educativos, as alunas do Curso de Enfermagem do Campus Colinas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) desenvolveram o Projeto de Extensão: “Cuide do seu jardim: estratégias para prevenção do Câncer de Colo do Útero na promoção da Saúde e Bem-estar”.

A ação de extensão consiste em levar informações importantes utilizando uma linguagem acessível através de diversos métodos de divulgação, promovendo educação em saúde. O projeto alcançou 48 mulheres, que foram atendidas nas Unidades Básicas de Saúde do município de Colinas – MA.

Participaram da ação nas UBSs: médicos, enfermeiros, agente comunitários de saúde e toda comunidade que estava recebendo assistência no dia da ação, incluindo homens, mulheres e crianças.

O projeto foi estruturado em duas etapas: inicialmente as alunas confeccionaram os materiais educativos (folders, banners e mídias digitais), e posteriormente, proporcionaram a comunidade, que recebe assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), palestra, roda de conversa e dinâmicas informativas de forma descontraída incentivando o autocuidado das mulheres e a prevenção do câncer de colo do útero.

Após a palestra ministrada pelas alunas, intitulada: “Estratégias para prevenção do câncer de colo do útero”, a comunidade aproveitou o momento para interagir com as palestrantes, tirando suas dúvidas na roda de conversa acerca dos “Tabus sobre o Exame preventivo Papanicolau”.

O projeto foi realizado sob a orientação da professora Dhyôvanna Carine Cardoso Beirão, supervisão da diretora do Campus Colinas, Cícera das Dores Cunha Borba, e execução das alunas do curso de Enfermagem Bacharelado, Ana Bárbara Conceição Pereira, Emilly Oliveira Silva, Tamara da Silva Sousa e Taila da Silva Sousa.

De acordo com a aluna extensionista Taila da Silva Sousa, “fazer parte desse projeto de extensão foi um passo muito significativo em minha carreira acadêmica e profissional, tendo em vista que consegui aplicar diversos conhecimentos aprendidos em sala de aula, colocando em prática os conceitos e aprendendo a lidar com situações diversificadas”.

A aluna Ana Bárbara Conceição Pereira destacou: “Foi uma experiência incrível! O projeto de extensão Cuide do Seu ‘Jardim’ é um projeto lindo que aborda um tema tão importante para a população. Desde o início do seu desenvolvimento, temos visto o quão necessário é falar sobre o Câncer de Colo de Útero e sobre a importância do exame preventivo. É uma grande satisfação poder ver no rosto das mulheres alcançadas com as ações do projeto, o olhar de gratidão e muitas vezes de espanto ao receberem algumas informações sobre o tema. Isso nos motiva a continuar trabalhando para levar mais informação e conhecimento a todas as UBS’s da cidade, a fim de impactar ainda mais a vida dessas mulheres”.

Já a estudante Tamara da Silva Sousa disse: “Saber que o nosso projeto alcançou as pessoas certas e impactou suas vidas é gratificante e nos motiva a continuar e fazer mais. Poder divulgar informações às mulheres sobre o Câncer do Colo de Útero e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para a sua prevenção é satisfatório, pois certamente podem contribuir para a defesa da saúde. Ademais, a experiência de participar dessa linda aventura foi única, na construção do conhecimento teórico sobre esse câncer, além do avanço da nossa capacidade de nos comunicar com as pacientes e valorizar o cuidado holístico, contribuindo para uma perspectiva mais humana e integral da assistência”.

Por: Karla Almeida