Em visita técnica, alunos da UFMA conhecem Política de Gestão Arquivística da Uema

Por em 24 de novembro de 2023

A Divisão de Protocolo e Arquivo (DPA) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) recebeu, na última quarta-feira (22), estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para uma visita técnica.

Na ocasião, os estudantes puderam aprender com a equipe de profissionais da Divisão de Protocolo e Arquivo da Uema um pouco mais sobre as metodologias ativas e os processos relacionados a implantação da Política de Gestão Arquivística da instituição.

Os estudantes da UFMA também participaram de uma visita guiada nos arquivos da DPA, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e também do Programa de Formação de Professores, o Programa Ensinar.

Sobre a DPA/Uema

A Divisão de Protocolo e Arquivo da Uema é responsável pelo recebimento, registro, protocolo, classificação e arquivamento de documentos. Essa estrutura assegura a organização eficiente da documentação oficial, facilita a localização rápida e precisa de informações, e garante o cumprimento de prazos e regulamentações. Além disso, contribui para a transparência e responsabilidade, fornecendo um registro completo das atividades da instituição.

O controle efetivo exercido por esse setor não apenas aprimora a eficiência operacional, mas também é essencial para o cumprimento de requisitos legais e normativos, promovendo a integridade e confiabilidade das informações institucionais. Em resumo, a Divisão de Protocolo e Arquivo desempenha um papel vital na preservação e gestão eficaz do patrimônio documental da organização.