Estudantes da Uema participaram do Exame Nacional dos Estudantes neste domingo (26)

Por em 27 de novembro de 2023

Nesse domingo, dia 26 de novembro, estudantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal fizeram a prova do ENADE. A Uema participou por meio dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia e os tecnólogos em Gestão Ambiental e Agronegócio.

Foram avaliados 775 estudantes da Universidade nos municípios de São Luís, Balsas, Bacabal, Caxias, Colinas, Coroatá, Itapecuru Mirim, Grajaú, Santa Inês e São Bento.

As provas do ENADE foram constituídas por 40 questões entre objetivas e subjetivas. Destas, 33 foram relacionadas aos conhecimentos específicos do curso. A aplicação das provas do ENADE 2023 seguiu o horário de Brasília-DF, com a abertura dos portões às 12h, fechamento dos portões às 13h, início da prova às 13h30 e término da prova às 17h30.

De acordo com a pró-reitora de Graduação da Uema, Mônica Piccolo “a prova do ENADE é um momento fundamental para a instituição e para os nossos alunos, o momento que vamos coroar todo o processo de conhecimento e formação dos nossos alunos nos últimos quatro ou cinco anos. Então, é uma ocasião central para universidade refletir sobre a sua atuação, sobre o seu trajeto, e principalmente, para a gente poder avaliar todo o trabalho que tem sido realizado na Universidade nos últimos anos”.

Entenda o ENADE e o que ele representa

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Graduação tem como propósito avaliar a qualidade da formação dos alunos nas Instituições de Ensino Superior. Esta avaliação é realizada através da aplicação de uma prova que acontece em ciclos trienais.

A inscrição no exame é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia ligados às áreas de avaliação da edição. O Enade, aplicado desde 2004, integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.

O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior.

Por: Karla Almeida